A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia vem a público prestar solidariedade classista à Comunidade Cedro no Maranhão e aos familiares dos camponeses Wanderson de Jesus e Celino Fernandes, covardemente assassinados por pistoleiros na madrugada do dia 5 de Janeiro.
Manifestamos nosso repúdio a ação dos pistoleiros que trajando coletes da Policia Civil invadiram a residência dos camponeses e assassinaram brutalmente pai e filho.
O crime dos pistoleiros a mando do latifúndio e com a conivência do governo Flavio Dino/PCdoB tem o objetivo de intimidar e ameaçar todos aqueles que lutam pelo direito à Terra, porém, o sangue derramado é semente e germinará em lutas cada vez mais combativas contra todos seus inimigos.
Os camponeses Wanderson e Celino faziam parte do Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, organização que esteve presente em nosso vitorioso 39º ENEPe e foram homenageados pela ExNEPe pelo apoio aos estudantes e pela justa luta que tem travado na conquista dos territórios para os camponeses, quilombolas e ribeirinhos.
Wanderson e Celino são exemplo de luta decidida para todos nós. Que a luta dos estudantes em defesa da educação pública e gratuita esteja sempre intimamente ligada a luta dos camponeses pela direito à terra.
Wanderson de Jesus: Presente na Luta!
Celino Fernandes: Presente na Luta!
ExNEPe – Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia.