NOTA DE REPÚDIO – Nomeação de reitor ataca Unilab e a própria essência da universidade

Reproduzimos a nota feita pelo ADUFC em repudio a intervenção na Unilab.

A Diretoria da ADUFC e o Grupo de Trabalho Políticas de Classe e Ações Étnico-raciais da ADUFC vêm a público repudiar veementemente a nomeação do novo interventor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou ontem (11/03) como reitor pro tempore da Unilab o professor e pastor Roque do Nascimento Albuquerque, que já tomou posse na manhã de hoje (12/03), em Brasília.

O desrespeito pelos ritos democráticos é uma prática deste governo, mas neste caso fica evidente como a universidade pública tornou-se um prêmio negociado entre os grupos de apoio de Bolsonaro, grupos que têm interesses estranhos, quando não antagônicos, aos da instituição.

Este ataque à universidade brasileira, e mais especificamente à Unilab, cujo projeto original rompia com a concepção elitista das universidades brasileiras, retrocede dos novos desenvolvimentos da visão de ciência, que considera as muitas formas diferentes de conhecimento, suas interrelações e assimetrias. E que considera, ainda, a autoridade epistêmica como resultado de uma produção coletiva.

Que nosso horror a esta indicação se converta em ação, em força para lutar contra uma orientação ideológica inimiga da liberdade e da autonomia, que despreza os direitos básicos e a dignidade humana, arraigada no escravismo, no patrimonialismo e na desigualdade.

A nomeação autoritária de reitores/interventores no Ceará ligados às igrejas e ao pensamento positivista militar conduz as universidades ao espaço do privado/mercantil, opondo-se à ideia de universidade do conhecimento, afastando-se do sentido da Universidade Pública, comprometida com processos coletivos de transformação da realidade social. Retomar o sentido da Universidade Pública é retomar a ideia de soberania dos povos, é afirmar o direito à educação pública, laica e de qualidade.

Fortaleza, 12 de março de 2020

Diretoria da ADUFC-Sindicato e Grupo de Trabalho Políticas de Classe e Ações Étnico-raciais da ADUFC
Gestão Resistir é Preciso (Biênio 2019-2021)

A Unilab é uma universidade que possui 3 campus em dois municípios cearenses e 1 campus localizado no município de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia.

“A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil, com sede na cidade de Redenção, estado do Ceará. Foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010, e instalada em 25 de maio de 2011. De acordo com a legislação, a Unilab tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.”

A Unilab é uma universidade que serve principalmente ao povo preto, especialmente estudantes do continente africano oriundos de países de Língua Portuguesa. Essa intervenção antidemocrática na Unilab se soma aos inúmeros ataques perpetrados pelo governo reacionário de Bolsonaro e generais contra à intelectualidade democrática, popular e progressista, bem como às universidades e aos serviços públicos em geral.

Para defender a autonomia e democracia universitária, o caráter cientifico das universidades brasileiras e acabar com a ameaça obscurantista e privatista do governo de generais na educação, é preciso que os estudantes se organizem e travem uma dura luta seguindo o histórico caminho do movimento estudantil combativo, independente e classista, por um ensino público, gratuito, democrático e a serviço do povo!