Vitorioso I Seminário online da ExMEPe e Comando de luta Classista dos Trabalhadores em Educação!

No último dia 23 de maio, a Executiva Mineira dos Estudantes de Pedagogia realizou, junto ao Comando de Luta Classista dos Trabalhadores da Educação, um vitorioso I Seminário Online, com o título “EAD do Banco Mundial é precarização! Por um ensino público, gratuito e que sirva ao povo!”. Transmitido pela plataforma Google Meet, contou com 60 inscrições e com alta participação até o final do encontro.

Aqui também, mesmo online, conseguimos transmitir a energia e a combatividade da nossa organização.

O evento teve como um dos objetivos cumprir com as resoluções do FoNEPe de seguir lutando em meio à Pandemia, impulsionando a luta contra os ataques aos direitos do povo! O Encontro foi realizado junto aos professores do ensino básico que têm resistido a implementação do “Ensino Remoto”, mesma política do Banco Mundial de ataque às Universidades Públicas. Ao realizarmos esse encontro, afirmamos nosso compromisso de seguir na luta independente, classista e combativa, assumindo a importância de manter bem alta a bandeira da luta popular em qualquer terreno.

O Seminário começou com uma saudação inicial da mesa à professora palestrante da Rede Estadual de Minas Gerais, ativista do MOCLATE – Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação, que abriu nosso debate com uma rica explanação acerca da situação política atual, de grave crise do imperialismo e seu reflexo na luta de classes do Brasil, como golpe militar em marcha. A companheira falou da importância de nos organizarmos em comitês de defesa popular, que possam levantar a luta do povo e reivindicar por condições dignas para as massas, importância de aumentarmos a nossa organização estudantil e de professores para poder barrar o assalto aos nossos direitos.

A próxima fala foi da professora da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte, Lívia Damasceno, doutoranda da UFMG que pesquisa as relações das medidas do Banco Mundial com as políticas educacionais implementadas no Brasil. Em sua fala, a companheira denunciou a política do Estado e dos grandes monopólios que têm aproveitado a pandemia para avançarem em seu domínio do “mercado” da educação, retirando do povo o direito ao ensino público, gratuito, científico e presencial. Em seguida, a ExMEPe abordou a situação dos alunos do ensino superior, no ensino público e privado, de como está sendo forçada a implementação do regime remoto em meio à chantagem de mais cortes de verbas.

Ainda foram aprovadas resoluções que, em acordo com as resoluções do FoNEPe Especial, incitam a aumentar a organização popular na luta por seus direitos. As intervenções dos participantes demonstraram um grande entusiasmo com o evento e uma grande indignação com a situação em que o povo se encontra, mas com grande ânimo de luta!

Para encerrar, foi realizada uma apresentação cultural, apresentada por uma companheira com 20 anos de carreira divulgando a música popular brasileira, Marlí Mena. Segue o link para assistir a live com a cultural:

O I Seminário Online da ExMEPe foi uma grande vitória e comprovou mais uma vez o que foi demonstrado no FoNEPe Epecial: os estudantes brasileiros estão dispostos a seguir lutando com unhas e dentes por defender as universidades brasileiras, o ensino público no nosso país e os direitos do nosso povo. Como também foi dito naquele evento. “A luta continua e as dificuldades nos tornam ainda mais fortes, companheiros!” Avante!

Viva o vitorioso I Seminário Online!

Por uma educação pública, gratuita e que sirva ao povo!

Abaixo a EAD privatista do Banco Mundial!

Abaixo o assalto aos direitos do povo!

DEFENDER A EDUCAÇÃO COM UNHAS E DENTES!

Lívia Damasceno, doutoranda da UFMG que pesquisa as relações entre o Banco Mundial e as políticas públicas de educação brasileiras.

Companheira Yara, membro da ExNEPe e ExMEPe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s