Reproduzimos abaixo o comunicado e manifesto dos companheiros e companheiras estudantes de Química da UNICAMP. Baixe o panfleto feito por eles e divulgue a luta em sua universidade também:
Lutar contra o EaD é lutar contra a privatização da Universidade Pública
Nós, do Centro Acadêmico de Estudos da Química (CAEQ), assim como a comunidade discente do IQ, conforme deliberado em Assembleia Geral, somos abertamente contra a instalação do regime de Ensino Remoto em vigor na Unicamp e em outras universidades públicas brasileiras. Tendo isso em vista, escrevemos um manifesto contra a implementação do Ensino à Distância, o qual publicamos para toda a comunidade universitária.
Afinal, por que os reitores querem implementar o EaD, apesar de todas as pesquisas apontarem a precarização do ensino neste formato? Quem ganha com o EaD no Brasil?
Destrinchamos o histórico da implementação do EaD no Brasil, com leis, decretos e portarias.
Se a privatização da universidade pública, a expansão do EaD e o corte de verbas de pesquisas beneficia o sistema financeiro, quem perde com sua implementação?
Explicamos passo a passo quais são os prejuízos à pesquisa científica, à educação e à sociedade.
Por que defender a universidade pública, científica e democrática?
Nosso manifesto chama a comunidade universitária à rejeição ao EaD e às tentativas de privatização das universidades públicas.
O manifesto completo pode ser acessado no link abaixo: