[GO] Vitoriosas lutas na enfermagem UFG!

O Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás vem realizando diversas mobilizações estudantis no curso buscando debater e obter a posição dos estudantes de enfermagem a respeito do tema Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Como parte desta mobilização, realizamos o I Simpósio para Enfermagem, participamos do Movimento UFG Contra o ERE, promovemos em conjunto com a Associação Atlética Acadêmica de nosso curso uma importante Assembleia Estudantil onde elaboramos  a Nota do Centro de Acadêmico em conjunto aos estudantes da nossa faculdade sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), contando com 120 assinaturas dos discentes até o momento.

Neste documento deixamos claro que não aceitaremos que as disciplinas obrigatórias sejam ofertadas nesta modalidade, uma vez que mais de 50% das/os estudantes de nossa faculdade apresentam dificuldades para o acompanhando de tais aulas. (pesquisa realidade pela coordenação de graduação).

Participamos também da importante Assembleia Unificada na Enfermagem onde nos foi apresentada ações de grande impacto para nossa formação.

Destacamos um dos pontos mais debatido e de posição contrária por parte das/dos estudantes:

-Retorno de aulas e PRÁTICAS através do ensino remoto. Quando questionamos a Pró-Reitoria de Graduação sobre esta ação nos foi informado que o debate a respeito desta estava em curso no Grupo de Trabalho (GT) com presença de representantes discentes através do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Aproveitamos o momento para denunciar que esta entidade tem se OMITIDO dos debates políticos levantados por nós e por outros CA’s a respeito do tema e sequer retornam os questionamentos feito pelo nosso Centro Acadêmico. Omitem inclusive esses importantes assuntos tratados no GT aos CA’S da UFG e quando são questionados não respondem! Se escondem!!! 

Para fechar a semana de luta estudantil, no dia 31/07/2020 nos foi apresentado durante o Conselho Diretor (CD) sobre o “franqueamento” das disciplinas, ou seja, que as disciplinas fossem divididas suas partes teóricas e práticas. Onde cursaríamos as teóricas agora através do ERE e as práticas apenas após a pandemia.

Grande debate foi provocado pelos discentes representantes no Conselho que se colocavam contrários a isso. Pois o volume teórico das disciplinas de enfermagem é grande e como realizar as práticas dissociadas de sua teoria(?).Teríamos que após a pandemia em um semestre “normal” cursar a teoria de uma prática e realizar as práticas das teorias cursadas agora. Fato que causará profunda sobrecarga aos estudantes e docentes de nosso curso, bem como dificultar para plasmarmos a ligação entre teoria e prática.

Vitória dos estudantes!

Esta decisão seria apreciada pelo CD, porém, as/os estudantes representantes discentes afirmaram que não concordavam com essa ação, bem como alguns docentes se posicionaram preocupados.

Diante disso a votação não aconteceu sendo transferida para debate durante a Semana de Planejamento Pedagógico.

Também apresentamos que não aceitaríamos as disciplinas obrigatórias ofertadas através do ERE pela baixa qualidade de ensino. 

A todo instante durante o Conselho Diretor nos era colocado que a resolução foi votada no Conselho Universitário e as Unidades Acadêmicas não poderiam escolher aderir ou não ao ERE mas sim debater as formas de aplicação. Diante disso apresentamos como proposta que apenas as disciplinas de Núcleo Livre, Optativas e as 100%  teóricas sejam ofertadas pelo ERE. Debate a ser aprofundado na Semana de Planejamento Pedagógico.

Como segunda importante vitória estudantil conseguimos que os 7 representantes discentes do Conselho Diretor participe da Semana de Planejamento Pedagógico, algo inédito em nossa faculdade!

Seguiremos firmes na luta! E cada vez mais convictos que o movimento estudantil organizado e combativo tem peso nas decisões da universidade! 

Por isso, organize-se!

Vivemos um momento que Resistir é Preciso! 

E como consigna seguiremos firmes afirmando: Enfermagem é ciência! É luta! É Resistência!

Centro Acadêmico de Enfermagem Andréa Ribeiro dos Santos Gestão resistir é preciso!

Em anexo a nota completa do centro acadêmico:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s