[SP] Estudantes realizam ato presencial contra a EaD em frente a Reitoria da Unicamp

No dia 14/09, os estudantes da Frente Contra a EaD da Unicamp realizaram ato presencial, em frente a Reitoria da Unicamp. Em seus cartazes e faixas, os estudantes reivindicavam o direito de ensinar, estudar e aprender; contra o PL529 e a precarização e privatização da universidade pública

A EaD na Unicamp, implementado como ensino remoto emergencial (ERE) de forma totalmente vertical e antidemocrática, sem consulta aos estudantes e trabalhadores, tem sido utilizado como exemplo para as universidades federais. Na realidade, a EaD nada mais é do que o fim do caráter científico das universidades, com a total separação do caráter teórico e prático do ensino, da discussão, dos debates e da produção científica. Além disso, representa um ataque a gratuidade, visto que muitos estudantes não possuem computadores, internet ou até mesmo um espaço apropriado de estudos. 

O incentivo à EaD não é de hoje, mas sim de um processo de mais de 30 anos arquitetado pelo capital, principalmente dos EUA, que, por meio do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e suas cartilhas, disseminam a EaD e a abertura de campus de universidades privadas. A luta contra a EaD é a luta em defesa da universidade pública, que seja autônoma, gratuita, democrática de qualidade e à serviço do povo. 

Os estudantes não devem assistir a precarização de suas universidades de braços cruzados, devemos responder a altura de forma presencial, combativa e classista! Apenas a mobilização estudantil poderá barrar o avanço da EaD e, com isso, a proposta de corte das bolsas estudantis pela Reitoria da Unicamp. Afinal, uma universidade à distância precisa oferecer bolsas, moradia e bandejão? Devemos nos contrapor ao velho e decadente movimento estudantil eleitoreiro, que considera a EaD como um “mal menor” ou como algo já dado. A saída à EaD é muito clara para aqueles dispostos a lutar: barrar a imposição da EaD impulsionando o boicote às matrículas em disciplinas!

BOICOTAR A EAD NA UNICAMP!

EM DEFESA DAS BOLSAS E MORADIA ESTUDANTIS!

A UNIVERSIDADE DEVE ESTAR A SERVIÇO DO POVO: CANCELAR A EAD POR MAIS PESQUISA E EXTENSÃO!

DEFENDER A UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s