Ato na UFPA pede nomeação de reitor eleito pela comunidade acadêmica

Repercutido de G1

Um ato reuniu estudantes, professores, técnicos e entidades representativas no campus de Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA) em defesa da nomeação da chapa que encabeça a lista tríplice para a reitoria da instituição. O atual mandato do reitor Emmanuel Tourinho, vencedor da consulta acadêmica, termina nesta terça.

O governo federal ainda não indicou a nova gestão, decisão que deveria ter sido publicada no Diário Oficial da União. A UFPA informou, por meio de assessoria, que aguarda a decisão no decorrer do dia.

O Ministério da Educação informou nesta terça que a nomeação é feita pela Presidência da República a partir da lista tríplice elaborada pelo colegiado máximo da instituição, conforme Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995.

Em discurso no ato, o professor Emmanuel Tourinho disse que “está muito orgulhoso da gestão, voltada para os pobre, negros, indígenas, e pautada na pluralidade e diversidade”.

Na consulta universitária, Tourinho foi reeleito com 88,6% dos votos e encabeça a lista tríplice da instituição, enviada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação.

A chapa dos professores Marcelo Rossy e Márcia Bragança já tentou na Justiça pedindo a anulação da lista tríplice, mas o juiz federal Gilson Jader Gonçalves Vieira Filho, da 2ª Vara Federal Cível da SJPA, negou pedido de liminar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s