Conselho Nacional de Educação libera ensino remoto até dezembro de 2021

Repercutido de CartaCapital

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na tarde desta terça-feira 6 um parecer que permite a continuidade do ensino remoto até dezembro de 2021, caso seja de interesse das redes. O texto vale para as redes públicas e particulares e precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

A medida ainda anuncia a possibilidade de as redes atuarem no modo “continuum escolar”, para que os estudantes concluam em 2021 o conteúdo que ficou prejudicado neste ano devido à pandemia. São Paulo e Espírito Santo já anunciaram adesão ao modelo.

“O reordenamento curricular do que restar do ano letivo de 2020 e o do ano letivo seguinte pode ser reprogramado, aumentando-se os dias letivos e a carga horária do ano letivo de 2021 para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos no ano letivo anterior”, diz o texto do CNE.

O conselho também fez uma recomendação pela não reprovação dos estudantes. A  decisão, no entanto, fica a cargo das redes de ensino.

A relatora da proposta, Maria Helena Guimarães, falou sobre a necessidade de uma busca ativa por parte das redes, prevendo um número expressivo de evasões.

São Paulo considera reprovar estudantes

Em entrevista à GloboNews, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirmou que será feita uma cobrança aos alunos de um mínimo a ser entregue, proporcional à presença. As reprovações não estão descartadas pela rede. Segundo o secretário, o governo deve definir nos próximos dias, juntamente com o Conselho Estadual de Educação, como será feita a aprovação escolar.

“Daqui a uma semana a gente já vai ter promulgado pelo nosso conselho, e homologado por mim, regras específicas sobre que tipo de retenção”, afirmou.

“Obviamente nós não defendemos a reprovação pela reprovação, esse é um ano muito atípico, especialmente para os alunos que têm menos condições, que não conseguiram acompanhar as aulas online. Por isso que nós vamos fazer um grande processo de busca ativa para aqueles que porventura não tenham conseguido entregar as atividades. Para esses, vamos dar a oportunidade ao máximo de tempo possível”, acrescentou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s