ExMEPe realiza seu vitorioso II Seminário Online e Oficina de Brinquedos Pedagógicos!

A Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia (ExMEPe), realizou dia 26/09 seu II Seminário Online e dia 27/09 uma Oficina de Brinquedos Pedagógicos, como parte de seu calendário de atividades para impulsionar o boicote à EaD/ERE, impulsionar a participação estudantil em comitês sanitários e mobilização rumo ao 40º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia!

    O II Seminário Online teve como tema “DEFENDER O ENSINO PÚBLICO E GRATUITO: BARRAR A IMPLEMENTAÇÃO DO EaD IMPULSIONANDO O BOICOTE!”. Contou com 40 inscritos e concentrada participação durante todo o evento. Na mesa estiveram presentes Lívia Damasceno, professora da Rede Municipal e doutoranda da UFMG, além da própria ExMEPe e o Grupo de Estudos da Exata Realidade (GEER)

    A professora Lívia, que pesquisa justamente as relações das medidas do Banco Mundial com as políticas educacionais implementadas no Brasil, denunciou a política do Estado e dos grandes monopólios que têm aproveitado a pandemia para avançarem em seu domínio do “mercado” da educação, impondo a EaD e retirando do povo o direito de ensinar e aprender, direito ao ensino público, gratuito, científico e presencial. A ExMEPe colocou a posição mais avançada dos estudantes, chamando para o boicote, retomando as lutas que a entidade tem travado ao longo de sua história, ressaltando suas conquistas e, principalmente, reafirmando seu papel crucial na luta pelos direitos dos estudantes no país. O GEER trouxe exemplos de como seguem as lutas em diversas Universidades do país, exaltando a união do povo em fazer com as próprias mãos o que lhes diz respeito.

    Nas intervenções, muitas denúncias, saudação a retomada das terras da fazenda de Santa Elina, intervenção cultural sobre a questão camponesa de uma companheira de Rondônia, que animou o seminário.

    Após o debate, foi apresentado o calendário de atividades da ExMEPe rumo ao 40º ENEPe, recheado de atividades políticas, teóricas e práticas, no intuito de desde já organizar os estudantes em torno do apoio a uma das maiores favelas de BH, cobrando das universidades sua tarefa de servir ao povo, que se rompam seus muros!

    O evento foi encerrado com palavras de ordem, como “servir ao povo no campo e na cidade!” e “resistir, lutar com a cultura popular!” e com uma canção exaltando a luta camponesa.

    Já no dia 27/09, deu-se continuidade à oficina de brinquedos pedagógicos, dessa vez com ainda maior experiência, aumentando a organização e mobilização. O evento, realizado em parceria com o Comitê de Apoio ao Cabana (comitê sanitário de defesa popular) aconteceu num amplo salão de uma igreja do bairro. Foram cumpridos os critérios sanitários, com o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel e contou com a participação de 12 pessoas: estudantes de vários cursos, crianças e o GEER.

Muita animação, disposição em servir ao povo, na compreensão de que a confecção de brinquedos pedagógicos parte da demanda das mães e crianças pobres, que têm negadas o direito ao desenvolvimento saudável das crianças, sendo então também uma demanda dos estudantes de pedagogia, esses que têm o maior interesse na questão desse desenvolvimento, cumprindo com a consigna da Executiva de romper os muros da Universidade, numa concepção classista da sociedade. Ao fim, o balanço feito foi extremamente vitorioso, os estudantes destacaram a importância da atividade, e se colocaram altivos para realizá-la mais vezes. Foi feito um chamado para a participação da reunião presencial da ExMEPe a ser realizada dia 03/10, como passo na organização do boicote e mobilização para encontros estadual e nacional.

Enfrentar a pandemia e os problemas com ela vindos organizando e impulsionando os Comtês Sanitários de Defesa Popular!

A ExNEPe é pra Lutar! O Imobilismo não vai nos segurar!

A ExNEPe é união! Não deixa o MEC acabar com a educação!

Defender a Educação com unhas e dentes!

Barrar a implementação do EaD com boicote!

Rumo ao 40º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s