NOTA DE PESAR

Reproduzimos Nota de Pesar do DCE/UNIR pelo falecimento do dirigente indigena companheiro Pandran.

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Rondônia – Gestão interina, por meio desta nota, manifesta o pesar e o luto pelo falecimento do líder indígena Orowao Pandran Canoé Oro Mon, natural da Terra Indígena Sagarana. Um dentre tantos vitimados pelo genocídio que são os crimes diário praticados pelo Estado brasileiro que tem desde o início da pandemia abandonando o povo a própria sorte e tentando lucrar ao máximo com toda forma de corrupção em cima de tamanha crise sanitária. Mais uma vítima do voto do Brasil pela manutenção da patente da vacina para a Covid-19, da falta de um plano nacional e integrado de ação contra o avanço da doença, o sucateamento do SUS e da ciência. Mais um trabalhador que se expôs ao longo da pandemia, pois não havia nenhuma garantia de sobrevivência que o permitisse “ficar em casa”. Onde foram parar as mais de 8 mil vacinas destinadas aos povos indígenas de RO? O negacionismo e o obscurantismo cobram seu preço com o avanço arrasador do coronavírus ao passo que toda forma de crimes como despejos, carestia, violações de direitos trabalhistas, barganhas e autopromoções por humanistas de ocasião ocorrem diariamente.

O companheiro de luta era formado em Gestão Ambiental pela UNIR e atualmente cursava o Mestrado em Letras de nossa Universidade, sempre ressaltava a importância e necessidade da realização de sua pesquisa para a memória de sua cultura, por mais que os moldes da universidade fossem insuficiente para sua capacidade e não atendessem de fato os interesses do povo, seu povo. Trazia latente a ferida das agressões sofridas contra os povos indígenas, os massacres e etnocídios contra culturas inteiras, a perseguição religiosa entre tantas violências. Dava grande importância para que os estudantes indígenas conseguissem se organizar dentro da universidade de forma combativa e independente. Pandran era companheiro da mais alta estima no movimento estudantil combativo e independente com o qual deu grande contribuição principalmente na ajuda ao combate contra o imobilismo e oportunismo que atua com especial sordidez na tentativa de tutelar os estudantes indígenas dentro da universidade. Era grande apoiador da construção de um DCE de luta que ele ajudou a tirar do pântano. Sempre tinha palavras de incentivo e desafogamento diante dos problemas políticos e sempre ajudava dando apoio moral e ouvidos aos companheiros diante das dificuldades.

Sempre deixava expresso seu sentimento de orgulho e honra pela trajetória de luta de seus avós, pais e irmãs, suas batalhas em defesa de seu povo, sua família e suas origens assim como tinha a paciência de compartilhar o que sabia. Com uma mágoa tratava do fato de ter que sair de sua terra pra aprender outro modo de vida para ajudar os seus a sobreviver, era um gigante contribuinte na luta, compreendia a importância da unidade de todos os lutadores e lutadoras do povo em especial no que concerne a luta pela terra e por direito a vida e defesa.

O DCE/UNIR saúda a história de muita honra de Pandran, e na ocasião, solidariza com amigos e familiares que compartilham desta irreparável perda. Estendemos nossos sentimentos para as milhares de vítimas do desmando e descaso com nossas vidas. Cobremos cada vida tirada de nós por esse crime hediondo diário. Que sigamos todos nós os exemplos desse grande companheiro que tanto contribuiu e nos ensinou.

“Recordo-me da última visita em vida, eram “novos tempos” tive que partir. Era preciso frequentar a escola, voltar à convivência com meus pais e irmãs, e preparar-nos para as mudanças incessantes, mas acima de tudo preparar-nos para continuarmos sendo nós, essência Wari.”

Pandran, Presente Luta!

Porto Velho/RO, 27 de janeiro de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s