[SP] Base da Polícia Militar está sendo instalada na USP-Ribeirão Preto

Repercutimos nota da Frente Estudantil contra a EaD na USP-RP

Nota em Repúdio a Base da Polícia Militar na USP

NÃO A BASE DA POLÍCIA MILITAR NA USP!!!

ABAIXO A MILITARIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES!!!

A Frente Estudantil Contra a EaD USP-RP vem até os estudantes por meio desta nota se posicionar sobre a construção de uma base da Polícia Militar em nosso campus.

A construção de uma base da PM na universidade é expressão do processo de militarização e criminalização das lutas populares, em geral, e da luta em defesa da universidade pública, em particular. Não à toa, a base tem sido construída em frente ao Bandex (Restaurante Universitário), local onde os estudantes se encontram para fazer suas reuniões, assembleias e convocações de atos, entre se alimentar e descansar. Ou seja, a base serve unicamente para vigiar e perseguir estudantes comprometidos com a luta.

A presença da PM representa uma ameaça às já frágeis autonomia e democracia universitárias. É parte do mesmo processo de nomeação de reitores interventores nas universidades federais levado a cabo pelo governo Bolsonaro/Generais. A base da PM não serve de maneira nenhuma para garantir a segurança aos estudantes, professores e funcionários do campus, pelo contrário, visa garantir através da força que sejam impostos os interesses privatistas para a universidade.

O aumento da Letalidade pela PM e as Mentiras contadas pela Reitoria.

O número de mortes pela PM em 2020 é recorde em São Paulo, segundo os dados publicados pelo G1. Mesmo durante a pandemia, a população vem sofrendo com perseguições, mortes, ameaças e despejos pela PM. As mortes causadas pela polícia em 2020 é o maior número de toda a série histórica de 2001. A PM não representa segurança!

Ao chegar na construção, a USP colocou uma placa dizendo que é uma base avançada da guarda universitária, mas em um grupo dos moradores do Pacaembu no Facebook os moradores confirmam a construção da base da PM da região oeste da cidade. Por que essa omissão de informação? Pois sabem, que a comunidade universitária reagirá. Como já dito antes, a PM representa perseguição, opressão e morte.

A repressão policial na USP

A PM na USP causa mais medo do que sensação de segurança. Os estudantes são tratados como vagabundos, drogados, entre outras coisas. São parados, abordados, apanham e até morrem pela própria PM.

Cada vez mais eles estão dentro da Universidade para defender os interesses dos empresários, para defender as privatizações, para defender os corruptos, para defender o desmonte da universidade pública, para oprimir os estudantes, professores e funcionários (isso sem falar da população dos bairros) e para colocar a universidade na mão dos empresários e banqueiros. Exemplo disso, é o evento Boat Show em 2020.

O Boat Show, foi um evento que aconteceu na Raia Olímpica da USP Capital. Um evento milionário, que rendeu à USP um barco de luxo. Evento realizado no meio da pandemia, que não tinha nenhum caráter emergencial. Um espaço público, utilizado para enriquecer mais a grande burguesia. Os estudantes protestaram contra o evento, por ser um absurdo a universidade pública ser usada para eventos luxuosos, e por estar sendo expulsos da própria universidade. Na manifestação, a PM usou contra os estudantes bombas e spray de pimenta, sendo obrigados a se afastarem (Por mais informações a ADUSP publicou uma matéria bem detalhada).

Em 2016, a PM usou bombas e balas de borracha contra os moradores do CRUSP que lutavam pela devolução dos blocos K e L. Que estavam vazios e sem uso enquanto muitos estudantes estavam precisando. Com a presença da Tropa de Choque e da Força Tática na moradia.

Esses acontecimentos foram na USP e não foram só esses.

Temos que resistir com todas as forças contra o órgão de repressão do velho estado brasileiro, a PM. O genócidio causado pela PM ao povo trabalhador que luta por seus direitos não pode continuar. Não podemos permitir a sua presença dentro da universidade e nem os malefícios que ela traz. Queremos segurança e não sentir mais medo.Temos que agir rápido. Chega de opressão!

Não a base da polícia militar na USP!

Não a militarização das Universidades!

Abaixo o Extermínio causada pela PM a População Trabalhadora!

Frente Estudantil Contra a EaD USP-RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s