[SP] Centro Acadêmico realiza cine-debate online em celebração ao 28 de março

No último dia 31, o Centro Acadêmico de Pedagogia da UNIFESP – Gestão E Vamos à Luta! realizou um cine-debate online em celebração ao 28 de março: dia do estudante combatente. Os estudantes assistiram ao documentário “Calabouço: um tiro no coração do Brasil“, através da plataforma Kast.

O filme conta depoimentos da história das lutas secundaristas no Rio de Janeiro da década de 1960 após o golpe civil-militar-fascista, em que o restaurante Calabouço reunia os estudantes que ali se alimentavam, sobreviviam e também organizavam a luta.

A combatividade dos estudantes em sua luta em defesa da educação, da alimentação e contra o regime militar foi respondida pelo Estado com repressão, perseguição e morte. Edson Luís foi um dos companheiros assassinados covardemente pelo regime. A sua morte impulsionou levantes populares por todo o país e aumentando a radicalidade dos protestos.

Durante o debate do filme, os estudantes expuseram a relevância que o documentário tem em nos retratar uma época tão importante da luta de classes do nosso país e também uma forma de denunciar os bárbaros crimes cometidos contra o nosso povo. E os ecos dessa opressão nos dias de hoje: jovens que são assassinados pelas mãos da polícia.

E que devemos levar conosco o exemplo desses estudantes que lutaram em defesa de seus direitos dentro das condições extremamente difíceis do regime militar-fascista e não deram 1 dia de trégua aos reacionários de plantão. Ao contrário, se organizaram cada vez mais e mobilizaram as mais amplas camadas da sociedade para a participar da luta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s