[MG] ExMEPe e CSDP da Vila Bandeira Vermelha realizam Páscoa Pedagógica!

No último fim de semana (dias 03 e 04), a Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia e o Comitê Sanitário de Defesa Popular da Vila Bandeira Vermelha realizaram a atividade “Páscoa Pedagógica” com pais, crianças e adolescentes da vila. A atividade foi uma reafirmação do compromisso dos verdadeiros democratas desse país em estar junto do povo brasileiro, seja criando e desenvolvendo comitês sanitários como forma de organizar a população para o enfrentamento da pandemia e defesa de seus direitos, seja na luta estudantil por vencer o imobilismo e brigar por colocar as escolas e universidades a serviço do povo, impulsionando o boicote ativo a EaD e apontando caminhos mais justos para essas instituições durante a pandemia. Particularmente nessa atividade o caminho apontado pelos estudantes de pedagogia que buscaram aplicar os conhecimentos adquiridos na academia para suprir a demanda de atividades pedagógicas que têm as crianças, completamente abandonadas pelo Estado. Enfatizamos mais uma vez que o Ensino Remoto Emergencial/EAD é negação do direito dos estudantes de estudar e aprender, é impulso no sucateamento e privatização do ensino público brasileiro, ademais de manter escolas e universidades fechadas na pandemia é um crime contra o povo brasileiro, pois de um lado inutiliza estes espaços que poderiam servir ao enfrentamento da contaminação; de outro, é forma de impedir a organização independente e combativa dos estudantes contra os mais variados ataques aos nossos direitos. Grande vitória do povo foi a Páscoa Pedagógica!!

A atividade foi uma brincadeira realizada com as crianças de caça ao tesouro, com ovos de páscoa escondidos pelo bairro. Sua preparação se iniciou com uma reunião online da ExMEPe e o CSDP Vila Bandeira Vermelha para feitura do plano de aula da brincadeira. Sábado 03/04, as crianças se reuniram para pintar os ovos falsos, além de colorirem desenhos e fazer uma faixa para ornamentar a praça do bairro onde se iniciaria a caçada. A todo momento houve uma preocupação na instrução das crianças sobre as medidas sanitárias, uso de máscaras e constante higienização das mãos, além de distanciamento. É preciso destacar neste ponto a importância da realização de atividades presenciais com as crianças: frente ao agravamento da pandemia, com a marca de já 4 mil mortes diárias, o genocídio programado perpetrado pelo governo Bolsonaro/Generais com medidas anti-povo de corte de verbas da saúde, falta de leitos e esgotamento dos profissionais de saúde, falta de políticas públicas eficazes ao enfrentamento da pandemia, ademais da sabotagem obscurantista e negacionista de Bolsonaro e seu bando, as crianças estão na rua, brincando sem máscaras e os mínimos critérios sanitários. Soma-se a isso ao fato de as escolas, importantíssimas nesse momento enquanto espaço de instrução para conscientizar das medidas de prevenção, estarem fechadas e com um arremedo de ensino que é o ERE/EAD. São nessas atividades presenciais que o próprio povo pode elevar sua consciência sobre as formas corretas e científicas de proteção ao vírus, ainda que isso leve um tempo. Aceitar o “fique em casa” da Globo é tirar do Estado sua responsabilidade das mais de 300 mil mortes.

Já no dia 04 (domingo), iniciamos a concentração das crianças na praça do bairro. Participaram por volta de 50 crianças e adolescentes, de 2 anos até 14. Começamos por organizá-los em grupos, no que cada grupo deveria confeccionar um mapa das ruas próximas, escolher locais para esconder os ovos falsos e marcar no mapa. Cada grupo trocaria de mapa com outro, para iniciar a caçada. A alegria das crianças era imensa, vários pais ficaram no entorno acompanhando a brincadeira muito contentes com a atenção que era dada aos seus filhos. Os maiores eram muito competitivos, queriam vencer a qualquer custo. Após os grupos acharem os ovos (alguns não acharam todos pois os meninos esconderam bem!!), retornamos a praça, servimos pipoca, salada de frutas e suco. O desfecho mais comemorado foi a entrega dos ovos verdadeiros de chocolate. Antes mesmo de as companheiras com as cestas com os ovos chegarem a praça as crianças saíram correndo para ver a surpresa que esperaram o dia todo!

Por fim, os estudantes e companheiros do comitê sanitário se reuniram para realizar um balanço da atividade; foi unidade o tamanho da vitória da ação, a felicidade de todos em estarem servindo ao povo. Foi retomado o aspecto da luta estudantil por barrar a imposição da EAD nas universidades e escolas públicas, e como essas intervenções da ExMEPe e estudantes de uma maneira geral fazem parte dessa luta, como demonstração de que o ensino remoto emergencial não é a única solução para o ensino na pandemia. O local do balanço, uma garagem, estava ornamentado com cartazes da campanha “Vacina para o povo já!”, outro destaque das intervenções da necessidade de impulsionar essa campanha. Um companheiro do comitê sanitário exaltou a importância da realização desta atividade, que se soma a outras anteriores com as crianças no bairro, como elemento de avançar na organização das massas desse local. Retomou a história da Vila Bandeira Vermelha, onde a 22 anos atrás as massas lutaram por conquistar um pedaço de chão para morar, inclusive pagando com sangue dos companheiros Elder e Erionildes, heróis do povo brasileiro que tombaram na batalha que resultou em ganho das moradias da Vila para as pessoas. Exaltou a luta dos camponeses no país, em particular a luta atual no acampamento da Liga dos Camponeses Pobres Manoel Ribeiro que está sob cerco da reação genocida, que prepara novo banho de sangue, repetindo o crime ocorrido em 1995 na batalha de Corumbiara.

Viva a Páscoa Pedagógica! Abaixo a imposição da EAD, em defesa do ensino público e gratuito!

Pelo direito de ensinar, estudar e aprender!

Por escolas e universidades que sirvam ao povo!

Viva os comitês sanitários de defesa popular!

Companheiros Elder e Erionildes, presentes na luta!

Viva o acampamento Manoel Ribeiro! Viva a resistência camponesa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s