[GO] Centro Acadêmico publica nota em solidariedade aos camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro

Reproduzimos nota do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFG.

O Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás manifesta sua solidariedade aos camponeses do acampamento Manoel Ribeiro e repúdio as ameaças de despejo violento pelo governo do estado de Rondônia.

Manifestamos aqui nosso repúdio as diversas ações criminosas realizadas desde o dia 30/03 ao acampamento Manoel Ribeiro, localizado no município de Chupinguaia, próximo a Corumbiara – RO. Ações como o cerco pelos aparatos da polícia a esta terra, onde moradores são abordados, submetidos a revistas humilhantes, interrogatórios, intimidações, ameaças, tortura psicológica dia e noite contra as famílias que ali se encontram, além de prisões e agressões contra os camponeses em justa luta pelo direito de viver e trabalhar nas terras, são constantes.

Denunciamos também mais um crime contra o povo em meio a pandemia do coronavirus. Onde o governo de Rondônia suspendeu os atendimentos dos serviços públicos de saúde e em meio a recordes diários de óbitos decorrentes da doença, suspenderam a vacinação do povo na região.

Destacamos que o acampamento Manoel Ribeiro abriga mais de 150 famílias e faz parte da luta camponesa pela retomada da antiga fazenda Santa Elina, palco da heroica resistência camponesa em 1995, que ficou conhecida como “massacre de Corumbiara”. Onde as mais de 600 famílias acampadas resistiram aos mais brutais ataques da PM de Rondônia sob comando do oficial José Hélio Cysneiros Pachá, hoje, atual secretário de segurança pública. Nesses ataques mais de 11 camponeses foram assassinados, além do assassinato da menina Wanessa, uma criança de 7 anos, onde centenas de camponeses ficaram com sequelas físicas e psicológicas, muitos, inclusive com balas encravadas no corpo.

Não aceitamos que mais um massacre contra os/as camponeses/as sejam perpetrados por este estado em defesa do latifúndio.

A luta pela terra em nosso país é justa e legítima! É direito do povo ter trabalho e vida digna!

São estes camponeses/as que produzem o alimento do povo brasileiro, não é o latifúndio, o agronegócio. Este oferece ao povo exploração, opressão, miséria, agrotóxicos e diversas doenças decorrentes do uso deste. Inclusive nem suas plantações beneficiam o povo, são exportadas e geram lucros para o pequeno grupo que produz e para os países imperialistas.

Diante de toda história de luta nas terras da antiga fazenda Santa Elina, ecoamos na cidade e na universidade que ali é terra encharcada com sangue dos camponeses, e pertence as famílias que ali trabalham e vivem.

Reiteramos nosso compromisso de seguir defendendo a luta do povo brasileiro, faremos ressoar na universidade que rebelar-se é justo! Que resistir é preciso! Aos povos em luta pela terra – camponeses, indígenas e quilombolas – é direito lutar.

Todo apoio aos camponeses da área Manoel Ribeiro!
Defender a posse das terras pelos camponeses da área Manoel Ribeiro!
Abaixo a criminalização da luta pela terra!

Conclamamos a todos/as estudantes a manifestarem sua solidariedade aos camponeses do acampamento Manoel Ribeiro através de notas, postagens, doações.

Proposta de envio de Notas de Protestos:

1 – Gabinete do Governador de Rondônia Governador Coronel Marcos Rocha E-mail: govrondonia@gmail.com

2 – SESDEC – Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania Secretario Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, e-mails(s):

Ouvidoria ouvidoria@sesdec.ro.gov.br;

Assessoria de Comunicação acs@sesdec.ro.gov.br;

Gabinete gabinete@sesdec.ro.gov.br.

3 – Ex. Dr. desembargador Paulo Kyochi Mori, Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. presidencia@tjro.jus.br

4 – CNDH – CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Presidente do Conselho Renan Sotto Mayor, E-mail: cndh@mdh.gov.br

5 – Comissão de Direitos Humanos da OAB/Rondônia Dr. Cássio Vidal E-mail: presidencia@oab-ro.org.br

6 – Núcleo de Direitos Humanos e da Coletividade – NUDHC E-mail : dh.coletividade@defensoria.ro.def.br

7 – Núcleo de Direitos Humanos e da Coletividade – NUDHC E-mail: nucleocidadaniapvh@defensoria.ro.def.br vilhena@defensoria.ro.def.br

8 – Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania – CDDHC Secretária Sra.Kenilla Emails: ouvidoria@ale.ro.gov.br e ouvidoria@al.ro.leg.br

DOAÇÕES:

Doação presencial, o ponto de coleta indicado pelos estudantes da Universidade Federal de Rondônia é a Rua Rui Barbosa, Nº 1131, Bairro Arigolândia (Escritório do Advogado Manoel Rivaldo) – Porto Velho/RO.

Para contribuir com recursos financeiros, os dados indicados são: 

Banco: 323 mercado pago

Agência: 0001

Conta: 3243275340-3

Pix: alexandre.unir01@gmail.com

Alexandre Victor S. de Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s