Vale registra lucro 31 vezes maior que ano passado

Repercutido de Universidade à Esquerda

Com a retomada de operações em minas que haviam sido interditadas devido a tragédia de Brumadinho (MG), o crescimento em 14% da produção de minério de ferro no último trimestre e a escalada das cotações internacionais do minério de ferro, a empresa Vale fecha o trimestre com o maior lucro trimestral já registrado pela empresa. Um lucro líquido de R $30,564 bilhões, 31 vezes maior que o obtido no mesmo período do ano passado. A Vale também ocupa o lugar de empresa mais valiosa da América Latina desde 23/02. 

A empresa fechou um acordo com Minas Gerais que prevê o pagamento de R $37 bilhões em medidas de reparação pela tragédia de Brumadinho, a previsão para 2021 é o desembolso de cerca de R $8 bilhões. Lembrando que o lucro de mais de R $30 bilhões foi referente ao primeiro trimestre do ano apenas. Neste mês, a empresa teve um terminal interditado em Mangaratiba por danos ambientais, sendo multada em cerca de R $1 milhão. 

No final do ano passado, Minas Gerais tinha apenas uma pessoa para fiscalizar as barragens do estado, e o país contava com apenas 14 fiscais para fiscalizar as 841 barragens de mineração.

Em outubro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) acusou as mineradoras Vale e BHP de conluio com advogado para reduzir as indenizações às vítimas da tragédia de Mariana (MG). Os procuradores disseram que o juiz decidiu o caso em sigilo, sem participação do MPF. 

A tragédia de Mariana (MG) é considerada o maior desastre ambiental do Brasil, devido a contaminação do rio Doce por centenas de quilômetros até o oceano, além de ter ocasionado a morte de 19 pessoas. A tragédia de Brumadinho (MG) foi o maior acidente de trabalho do Brasil em número de mortes, 270 pessoas perderam a vida por causa do rompimento da barragem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s