[GO] Seguir na luta pelas práticas presenciais e vacinação já!

Repercutimos nota do Centro Acadêmico de Enfermagem Andréa Ribeiro dos Santos da UFG

Com muito ânimo e certeza que a luta estudantil organizada é a única via de conquistar nossos direitos informamos a seguir as vitórias nesses últimos dias.

Há dias seguimos na luta contra as práticas de nossas aulas através do ensino remoto. Foram reuniões, discussões em grupos, e-mails, ofícios etc… para chegarmos até aqui, com uma elevada consciência estudantil de que não aceitamos práticas a distância. Trabalhamos com vida! Nosso objeto de cuidado é o ser humano e apenas em contato direto com ele é que aplicaremos nosso conhecimento, habilidades e atitudes.

Entretanto, desde o dia 29 de abril, essa luta de acirrou. Neste dia, estava na pauta do Senado a votação do PL 5595/2020 ao qual define as escolas e universidades como escolas essenciais, sem vacina e sem garantia de nenhum protocolo sanitário, diante disso, o CAARS esteve e segue em luta contra esse PL e pela exigência de vacina para o povo imediatamente.

Neste dia, também recebemos informações a respeito da vacinação dos discentes da área da saúde que estejam em campo de prática/estágio em Goiânia. De lá para cá, diversas ações foram levantadas pelo Centro Acadêmico cumprindo com o papel de defesa das reivindicações estudantis.

Realizamos mobilizações nos grupos de salas, elaboração de ofícios à Direção e Coordenação de Graduação da Faculdade de Enfermagem e a Prefeitura de Goiânia, e uma grande, vitoriosa e participativa Assembleia Estudantil.

Destacamos a Assembleia como fundamental neste momento!

Contamos com a presença de quase 70 estudantes de graduação que debateram a respeito do Ensino Remoto Emergencial, as dificuldades e a sensação de incapacidade geradas por esse; sobre o repúdio às práticas remotas; a respeito da vacinação dos discentes e do calendário acadêmico da UFG.

A principal questão levantada foi o rechaço dos discentes em realizar aulas práticas via remoto, e a exigência do retorno presencial para o cumprimento prático, assegurado através da vacinação de todos que estejam em campo de prática, fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI) a todos e testagem após a realização das atividades presenciais.

A exigência de vacinação foi tamanha que houve a proposição de paralisação estudantil de todas atividades acadêmicas caso nossas reivindicações não sejam atendidas. Assim como, para pressionar tal deliberação, a realização de um ato presencial na reitoria com a entrega de um documento elaborado pelos discentes conjuntamente ao CAARS. Também propusemos a realização de uma Assembleia Geral de curso para debatermos a respeito da vacinação.

Como vitória no Conselho Diretor realizado no dia de hoje, 07 de maio, vimos todas nossas proposições serem atendidas em um documento elaborado pela Faculdade de Enfermagem como um todo. Entretanto, ainda não houve a aprovação, pois, o debate com toda comunidade FEN é necessário e por isso no dia 11 de maio, próxima terça-feira, às 14:30h teremos uma Assembleia Geral e logo após um Conselho Diretor Extraordinário para deliberação de tal proposição.

Neste momento, ressaltamos que toda vitória que tivemos foi conquistada mediante nossa luta, união e decisão de manter firmes nossa posição de retorno presencial assegurado mediante vacina, EPIs e testagem.

Sigamos assim!

E façamos nossa reivindicação ser atendida! Mantendo firme a consigna de: Se não ter prática presencial é boicote geral! Vacina já! Não aceitamos Prática Remota! Enfermagem é ciência, luta e resistência!

Viva a decisão incontida dos discentes de enfermagem em ter suas práticas presenciais!

Vacina para os estudantes de enfermagem já!

E sempre: Vacina para o povo já!

Centro Acadêmico de Enfermagem Andréa Ribeiro dos Santos – gestão Resistir é Preciso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s