[SP] Ato com panfletagem e colagem de lambes contra os cortes

O Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Gestão E Vamos à Luta! realizou um ato nessa última sexta-feira, dia 21, em protesto contra os cortes de mais de 1 bilhão que atingem as universidades federais. A atividade contou com panfletagem e colagem de lambes em frente ao prédio do campus da EFLCH, em Guarulhos. Cerca de 50 panfletos foram distribuídos e 64 cartazes colados. Além disso, os estudantes também amararam uma faixa na entrada, com a consigna: “CONTRA OS CORTES! Defender a UNIFESP com unhas e dentes!”

Na concentração do ato, os estudantes puderam conversar com os seguranças do campus sobre os cortes e como estes afetarão todos, estudantes, professores e trabalhadores do ensino. Os funcionários se mostraram muito receptivos e abertos ao diálogo, disseram que não sabiam sobre a situação orçamentária da instituição e o risco de perderem o emprego. Disseram também que a EaD é muito prejudicial e não pode substituir o ensino presencial, que o governo se beneficia disso, atacando o ensino porque não quer que o povo tenha acesso ao conhecimento. Também aproveitaram para denunciar sua situação de trabalho. Durante a pandemia, disseram que não realizaram teste de covid-19 nem pararam de trabalhar um dia sequer, e que não há previsão de vacinação.

Na panfletagem, foram distribuídos panfletos da ExNEPe para os transeuntes. Todos se mostram bastante atentos a mobilização, parando para ver o que estava acontecendo. Com aqueles que conversamos, todos manifestaram seu repúdio ao ataque a educação e de acordo com as proposições da Entidade e expressaram seu apoio a luta dos estudantes.

A UNIFESP publicou uma nota em seu site divulgando a situação financeira que a instituição se encontra. Com corte de cerca de 20% em relação a 2020, a universidade pode fechar as portas em julho, por falta de verba. Isso não é exclusividade da instituição, outras universidades, como UFRJ, também correm o risco de fechamento.

A ExNEPe está convocando todos os estudantes, professores, trabalhadores do ensino e demais trabalhadores para participarem do ato nacional contra os cortes e em defesa do ensino público que ocorrerá no dia 29 de maio. A luta presencial é o único caminho para impedir que esses ataques aconteçam, por isso, vamos às ruas dar um basta a estes crimes contra nosso ensino e em defesa do direito de estudar e aprender!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s