[SP] Aula pública em terminal de ônibus denuncia o corte de verbas nas IFES

Nesta quarta, o Centro Acadêmico de Pedagogia – gestão E Vamos à Luta! da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) organizou um ato contra o corte de verbas que atinge as universidades federais de todo o país, o corte ameaça essas instituições de fechar as portas em julho, mês que vem. A manifestação ocorreu no terminal de ônibus Pimentas, em Guarulhos, e contou com uma aula pública, agitações e panfletagem, cerca de 130 panfletos foram entregues.

Os estudantes se organizaram, estenderam uma faixa com a frase “Contra os cortes! Defender a unifesp com unhas e dentes!”, distribuindo panfletos da ExNEPe e fazendo agitações denunciando o corte e sucateamento da ensino público. O corte pode levar ao desemprego em massa de funcionários, ao fechamento de hospitais e a paralização de pesquisas sobre o coronavírus, como a vacina que está em desenvolvimento na UFMG. Também foi abordada a questão da pandemia e a necessidade da vacinação imediata do todo o povo brasileiro, que tem trabalhado e se colocado em risco de contaminação.

Os transeuntes receberam o ato com curiosidade e apoio. Concordando com a importância de se manifestar para defender a universidade, e o quão absurdo é o governo tirar verba da educação e da saúde em meio a pandemia, com quase 500 mil mortos por covid-19 e cerca de 2 mil mortes diárias para a doença, enquanto aprova cortes de direitos e que a Copa América seja sediada no país.

O dia 29 de maio foi uma grande amostra da resistência popular contra o corte. Apenas a luta presencial será capaz de derrotar esse ataque hediondo a educação pública, mas podemos ter certeza que nenhum ataque ficará sem resposta. Diversos sindicatos já anunciam novas manifestações nacionais para o próximo dia 19 de junho. Que esse seja mais um levante popular, incendiando o país todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s