MS: ESTUDANTES FAZEM ATOS NA FRENTE DA REITORIA DA UFGD CONTRA A INTERVENÇÃO, A IMPOSIÇÃO DA EaD E OS CORTES DE VERBAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia realizou um vitorioso ATO na frente da reitoria da UFGD-MS no dia Nacional de Lutas, 19/05, contra os cortes de verbas na universidades públicas e a intervenção na UFGD. No estado do Mato Grosso do Sul, os cortes de verbas nas universidades federais chegaram ao absurdo de 140 milhões, sendo essa a velha forma do Estado de sucatear as Universidade mirando privatizá-las totalmente. O governo militar de Bolsonaro e Generais deu continuidade a essa plano por meio das intervenções nas reitorias, que fere diretamente a autonomia e democracia universitária. Os interventores colocados na UFGD, primeiro Mirlene e agora Lino, são servidores desse plano de precarização, pois suas gestões interventoras serviram e servem para empurrar aos estudantes, professores, técnicos e demais trabalhadores da educação todos os planos desse governo militar e burocrático de Bolsonaro e Generais.

Prova disso é a imposição da EaD  que arruína profundamente o acesso ao direito de estudar, ensinar e aprender, como também, é a tática de desmantelar cada vez mais as universidades tanto na evasão dos alunos, que não conseguem se manter nessa forma de educação à distância, quanto para “justificar” os cortes de verbas já que é uma modalidade mais barata e, ao mesmo tempo, o corte de verbas serve para encobrir a implementação definitiva da EaD pois “já que não há verba sigamos com a EaD”.

O ATO realizado no dia 19/05, feito na frente da reitoria da UFGD com os cartazes, colagem de lambes em volta da reitoria e faixas contra os cortes de verbas, contra a imposição da EaD, contra a intervenção e em solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro. Um ATO vitorioso, pois a consiga: “Pelo direito de estudar, ensinar e aprender” foi firmemente colocada para todos os que participaram do ATO. O Interventor se negou a falar com os estudantes, no entanto, parou para ler a faixa  dos estudantes: “A quem serve a intervenção? Lute pelo co-governo estudantil!”.

Também no dia 21/05 os estudantes da UFGD se organizaram em outro ATO na frente da reitoria para denunciar o calendário interventor que passou por cima da autonomia e democracia universitária novamente impondo um calendário que mantém a EaD como única forma de estudo, prejudica os estudantes que estão na universidade a estudarem e ingressa os calouros a estudarem na modalidade a distância, dando continuidade ao plano de sucatear, precarizar para privatizar as universidades públicas também agora com os cortes de mais de 1 bilhão nas universidade federais.

Por isso a luta presencial é o único caminho para enfrentar  e impedir todos os planos e ataques lançados nas instituições de ensino públicas e gratuitas. Assim, os estudantes no dia 21, enfrentaram o interventor cobrando o fim do calendário imposto. Os estudantes se colocaram contra a tática praxe da burocracia universitária que exigiu falar apenas com três representantes, tentativa frustrada  dividir os estudantes, e todos entraram na reitoria e cobraram energicamente respostas. O ATO contou com dezenas de estudantes, os quais com muita combatividade colocaram o interventor contra a parede o obrigando a escutar todas as suas reivindicações. Acuado não conseguiu conter a revolta dos estudantes e apenas restou correr de volta para o seu gabinete se negando a atender os alunos.

O ATO foi composto por estudantes de medicina, engenharia, da áreas agrárias e licenciaturas exigindo o direto de estudar, ensinar, sabendo que só com luta presencial vai conseguir defender a universidade pública e gratuita. Segue a luta para barrar a imposição da EaD, contra os cortes de verbas e contra a intervenção e seus planos de aprofundar o precarização da universidade.

Abaixo os cortes de verbas: defender a universidade pública e gratuita!
Abaixo a imposição da EAD! Abaixo a intervenção!
Pelo direito de estudar, ensinar e aprender!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s