[SP] Estudantes organizam ato contra a imposição permanente da EaD na Unicamp

No dia 11/06, estudantes independentes organizaram atos pelo interior de São Paulo. As manifestações foram organizadas em conjunto pelo Centro Acadêmico de Estudos de Química (CAEQ) da Unicamp e pelo coletivo Frente Contra a EaD – USP-RP. As reivindicações pautaram o fim da implementação e manutenção da EaD e do Ensino Híbrido após a pandemia e contra os cortes de verbas sofridos pelas universidades públicas. 

A manifestação consistiu na panfletagem de um texto que denunciava a EaD e seu projeto de implementação permanente nas universidades públicas. Os estudantes panfletaram na entrada e saída do Restaurante Universitário da Unicamp e na exibição de duas faixas no local, cujos dizeres eram: Não à Implementação Permanente da EaD nas Universidades! e Defender a Universidade Pública e Gratuita! Abaixo os cortes de verba! Ainda, ocorreu a colagem de lambes (baixe os cartazes aqui) em postes e pontos de ônibus ao redor do campus da Universidade, como mais uma maneira de denunciar não só os ataques sofridos pelas Universidades Públicas e os estudantes, como o descaso e miséria sofridos pelo povo de modo geral.

No ato na Unicamp, foram entregues 120 panfletos e a recepção dos estudantes foi muito positiva, explicitando o descontentamento da comunidade com o “Ensino Remoto Emergencial” que está sendo empregado e a decorrente precarização do ensino e da profissão docente. As faixas também chamaram atenção de estudantes que passavam, o que propiciou boas discussões sobre o tema. Durante a colagem dos lambes na área externa à Universidade também houve boa recepção por parte da população que parava para observar as artes e demonstrar apoio à atividade.

É importantíssima a continuidade da luta em defesa da Universidade autônoma, gratuita e democrática e do direito fundamental de ensinar, estudar e aprender, especialmente de forma presencial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s