Vem aí o 24º FoNEPe em São Paulo!

Carta-Convite ao 24º FoNEPe

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) convida os estudantes de pedagogia e suas entidades representativas de todo o país para participarem do seu 24º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe), que será realizado entre os dias 30 de julho e 01 de agosto em São Paulo (local ainda a ser confirmado).

O FoNEPe é uma atividade anual organizada pela ExNEPe com o objetivo de impulsionar a formação política e organizativa dos estudantes de pedagogia no Brasil, particularmente das suas entidades de base – Centros e Diretórios Acadêmicos, visando elevar e desenvolver a luta em defesa do ensino público e gratuito. Neste ano, a 24ª edição do FoNEPe terá como temaContra o Corte de Verbas na Educação: Defender as universidades públicas e a pesquisa nacional!

Na convocação deste FoNEPe, partimos da situação concreta do ensino publico em nosso país, da necessidade urgente de intensificar a defesa intransigente das universidades brasileiras contra a ofensiva privatista que ganha fôlego redobrado com a imposição da Educação à Distância (EaD) e o corte de verbas das instituições federais de ensino.

Anunciado em maio, tal corte já atinge a cifra de 1 bilhão de reais e coloca o funcionamento de inúmeras universidades públicas em risco. Dezenas delas já anunciaram que não terão verba adequada para o pagamento de despesas, correndo o risco de fecharem suas portas a partir de julho, como por exemplo, a UFRJ, UnB, UFSC, UFF, UFBA, UFG, UFPA, UNIFESP, dentre outras. O futuro das universidades públicas está em jogo e somente a luta independente será capaz de derrotar os intentos privatistas.

Em meio à pandemia do covid – 19, que já ceifou a vida de mais de 540 mil brasileiros, fruto do genocídio planificado desde o gabinete da presidência da república por Bolsonaro e generais, a produção cientifica nacional sofre um de seus piores momentos. Com as universidades públicas fechadas e sem verbas para o desenvolvimento de vacinas, pesquisa, equipamento de proteção etc, o povo brasileiro se encontra a mercê de interesses privados, muitas vezes associados a potências estrangeiras como os EUA e China para conseguir suprimentos essências como oxigênio, doses de vacina e outros imunizantes ou mesmo equipamentos médicos como respiradores.

Ao passo que, cinicamente, mantém as universidades públicas fechadas, o governo militar aposta ferrenhamente na disseminação do obscurantismo, aproveitando toda oportunidade para semear confusão e cavalgar na desinformação generalizada. O que não só contribuí para seus interesses políticos mesquinhos como submete cada vez mais as massas de nosso povo à miséria, fome, exploração e morte.

Por este motivo a juventude brasileira tem se revoltado em grandiosos protestos, não mais aceitando a política imobilista, mas tampouco o negacionismo. É imperativo que as mobilizações e discussões estudantis sobressaiam ao ambiente meramente virtual, que tomem as ruas, que penetrem nos bairros, mas que principalmente voltem a ocupar seu lugar de direito que é a universidade.

Devido à pandemia do covid-19, o FoNEPe funcionará de modo especial nesta edição. Para evitar superlotação teremos um número máximo de 80 participantes, bem como implementaremos estritas medidas de biossegurança, como distanciamento, medição de oxigenação e temperatura, uso de máscara e álcool em gel, instituiremos uma comissão sanitária, bem como disponibilizaremos testagem.

Reiteramos que aqueles que tenham tido contato com alguém contaminado ou que tenham tido sintomas em data próxima ao evento não devem comparecer.

A divulgação de demais informações e inscrições serão realizadas através da página oficial do encontro no site da ExNEPe: exnepe.org/24-fonepe

Dúvidas e demais informações podem ser consultadas através do e-mail: exnepe@email.com

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe

15 de julho de 2021

BAIXE AQUI A CARTA CONVITE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s