No último dia 17, ocorreu, de forma presencial em Campinas, um Seminário de Formação em preparação para o 24º FoNEPe. Participaram cerca de 10 estudantes de diversos cursos que se reuniram, respeitando todas as medidas e protocolos sanitários, para debater os principais tópicos a serem abordados no Fórum. O Seminário contou com duas mesas.
A primeira abordou a Situação Política em que foi discutida a importância histórica do momento em que vivemos, no qual o futuro das universidades e de nosso povo está em jogo. Foi também ressaltado a importância da juventude e do movimento estudantil romper com o imobilismo e se colocar na luta ativa em defesa dos interesses do povo.
A segunda mesa contou com a presença da ExNEPe e de uma companheira do Comitê Estudantil de Solidariedade Popular – Campinas para discutir os cortes de verbas na educação, a privatização das universidades e a BNC da Formação Docente. A discussão passou pelo processo de formação das universidades brasileiras, as debilidades em torno da gratuidade e autonomia, a falsa democracia universitária, os cortes de verbas nas instituições de Ensino Superior e o avanço do processo de privatização. Em contrapartida, foi apontado a necessidade de derrubar os muros da universidade, colocando a universidade e a pesquisa científica a serviço da população como forma de defendê-la.
Por fim, o evento foi encerrado com uma enérgica atividade cultural, em que os presentes cantaram músicas populares e recitaram poemas que retratam a luta do povo. Os participantes saíram do evento empolgados, ansiando aprofundar o debate e a organização da luta estudantil rumo ao 24º FoNEPe.