Vitorioso Seminário de Formação em Dourados!

No dia 25 de Julho ocorreu em Dourados no período da tarde um vitorioso Seminário de Formação como forma de preparação para o 24º FONEPE. O Seminário, que teve por tema “contra os cortes de verbas na educação: defender a universidade pública e a pesquisa nacional” ocorreu presencialmente na Escola Municipal Efantina de Quadros e contou com 8 participantes.

Na mesa primeiramente palestrou um representante da executiva de pedagogia, explanando sobre a relação dos cortes com a situação política atual, servindo aos planos do governo de privatização e controle ideológico das universidades públicas. Nesse sentido, o governo lança mão da velha fórmula de sucatear para privatizar. Frente a essa situação, é cobrado aos estudantes e professores não cairem nas chantagens e propostas privatizantes do governo, mas responderem com luta combativa e presencial, ocupando a universidade para colocá-la a serviço do povo.

O segundo palestrante foi o professor Alcimar Queiros, professor do curso de Pedgogia da UFGD. O professor expôs a drástica situação dos cortes e sua relação com a implementação da EaD nas universidades. Falou de como parece estranho que ao mesmo tempo que o governo realiza cortes em alguns setores, financia outros, como projetos que visam fomentar a EaD. Além disso, apontou que as classes dominantes sempre tentaram impor um ensino tecnicista para o povo, e hoje, a EaD seria “o paraíso do tecnicismo” servindo aos seus projetos.

Depois da palestra foi realizado um intervalo com lanche e após, dividiu-se os presentes em grupos de discussão, onde pode-se  aprofundar o debate. Cada grupo então elaborou uma síntese que foi apresenta para todos. Ao final foi realizado um chamado para a ida ao 24º FoNEPe e o evento foi encerrado com canções populares e um multirão de limpeza do local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s