Últimas Atividades da Pedagogia no Rio de Janeiro

Desde o dia 19 do mês de junho até o dia 1° do mês de agosto, o movimento independente de Estudantes de Pedagogia do estado do Rio de Janeiro esteve e estará em constantes atividades que envolvem a formação da Executiva Fluminense de Estudantes de Pedagogia (ExFEPe) e mobilização dos estudantes para o 24° Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe).

DA MANIFESTAÇÃO DO DIA 19 DE JUNHO

A Pedagogia formou um bloco para ida à manifestação do dia 19. A concentração estava marcada para às 10 horas, em frente à Central, na Avenida Presidente Vargas.

O bloco se dispos de faixa e bandeira da ExNEPe próximos a blocos que entoavam palavras de ordem com caráter popular: em defesa do movimento campones, das lutas do povo iraquiano, palestino e favelado do Brasil.

Foram entoadas palavras de ordem em consonância com blocos aliados e, no final, os blocos se uniram em um só.

DO 1° FÓRUM DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No dia 20/06 foi realizado o 1° Fórum de estudantes de Pedagogia no estado do RJ, que contou com uma mesa de situação política, ministrada pelo jornal A Nova Democracia e uma professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outra em que foi tratado especificamente dos assuntos relacionados à Educação brasileira no contexto político e econômico em que estamos inseridos e uma plenária final. Na plenária, conformou-se a Executiva estadual e foi aprovado o vitorioso plano de lutas da Executiva Nacional para a região.

O Fórum teve a presença de estudantes secundaristas do Colégio Pedro II, do Colégio Estadual Walter Orlanidni, estudantes da Universidade Federal Fluminense (polos Maracanã e FFP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além dos professores apoiadores e alunos de outras licenciaturas. Ao total participaram 20 pessoas nesta atividade presencial realizada no Centro Cultural do Morro da Penha, em Niterói, RJ.

DO PRÉ-FONEPE VIRTUAL

No dia 22 do mês de julho foi realizado o pré-FoNEPe online com o objetivo de mobilizar mais estudantes para o 24° FoNEPe em Guarulhos.

Com alguns minutos de reunião no Google Meet sofremos ataques de hackers. Por isso, foi necessário trocar de sala virtual e o ocorrido acabou rendendo assunto para o debate do evento (cujo tema foi “Contra os cortes de verbas na Educação: Em defesa da Universidade pública e da pesquisa nacional”) servindo de exemplo para práticas antidemocráticas e os ataques que a luta popular sofre cada vez mais com o passar dos anos.

A mesa foi composta por professores da Faculdade de Pedagogia do ISERJ e da UFF.

No final do evento, foi proposto a criação de uma comissão de delegados para irem ao 24° FoNEPe em Guarulhos, São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s