No dia 11/08, dia do estudante, ocorreu uma manifestação em frente à Praça Santos Andrade, em Curitiba. A Frente Estudantil contra a EaD – PR participou ativamente fazendo a defesa dos atos presenciais e de ações combativas frente aos ataques ao ensino público. Declarando que a única forma de conter a imposição definitiva da EaD e reverter o corte de verbas é por meio da greve de ocupação.
Após a manifestação houve uma plenária presencial, encabeçada pelo movimento Mobiliza UFPR, onde se discutiu a necessidade da reabertura do RU e de melhores condições de permanência estudantil.

Muitos estudantes dependem da alimentação do Restaurante Universitário, o que não é benevolência alguma da reitoria, mas sim direito conquistado por muita luta e mobilização estudantil! Assim como as bolsas de permanência que foram em grande parte diminuídas e já não atendem as demandas dos estudantes, principalmente após o recente corte de verbas que atingiu as instituições federais de ensino, que ao todo ultrapassa a cifra de 1 bilhão de reais.
Entre os estudantes foi discutido a necessidade da pressionar a reitoria para que a reabertura do RU seja disponível a todos os discentes através da entrega de marmitas, ao mesmo tempo é imprescindível que os trabalhadores terceirizados tenham os devidos protocolos sanitários no seu ambiente de trabalho e sejam vacinados.
O descaso que os estudantes vem sofrendo em consequência ao gigantesco corte de verbas resulta em crescente revolta. Junto a isso a necessidade urgente da reabertura do RU torna a mobilização a ordem do dia daqueles que defendem a Universidade pública e gratuita!
