[SP] Estudantes da Unifesp organizam aula pública em terminal de ônibus

No última dia 25, quarta-feira, estudantes da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, realizaram uma aula pública no terminal de ônibus Pimentas, em Guarulhos, próximo ao campus da universidade. Essa atividade foi organizada em conjunto pelos Centro Acadêmicos da Pedagogia, Letras, Ciências Sociais e História.

Os estudantes munidos de megafone fizeram agitações denunciando a grave crise econômica que tem levado milhões ao desemprego e a miséria, o aumento do preço dos alimentos, do gás, gasolina e outros produtos, que tem afetado diretamente as camadas mais pobres das cidades. Também foi abordado o corte de verbas nas universidades e institutos federais e na pesquisa nacional, paralisando o desenvolvimento de projeto de respiradores, testes e vacinas nacionais, essenciais nesse momento de pandemia. Também foram distribuídos 200 panfletos escritos pelos Centro Acadêmicos e feita colagem de lambes ao redor do terminal.

Além disso, a mobilização se deu motivada pela movimentação entorno do retorno presencial, pauta que foi levantada pela reitoria sem participação dos estudantes. A reitoria se pronunciou contrária ao retorno presencial, entretanto, perfidamente esconde que o motivo desse posicionamento é a grave crise orçamentária em que a instituição se encontra, situação causada pelo corte de verbas e que impede que haja garantia que a volta às atividades cumpra com as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, bem como com o funcionamento do bandejão, assistência estudantil e outros pontos fundamentais para o funcionamento da universidade.

O retorno ou não das atividades acadêmicas presenciais deve ser discutido e decidido por todos, principalmente pelos estudantes. Mas, antes que o retorno possa acontecer, o movimento estudantil terá que travar uma luta dura contra o corte de verbas e o fechamento das universidades e a única via possível será com a abertura dessas instituições, quebrando seus cadeados e abrindo suas portas, servindo à organização e politização dos estudantes e moradores do entorno da universidade para lutarem em defesa do ensino público e da ciência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s