ESTUDANTES SE REÚNEM NA UFPR PARA DEBATER SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE

No dia cinco de setembro, estudantes da UFPR se encontraram no pátio da reitoria, palco do histórico ato de abertura do 40º ENEPe, para discutir sobre os atuais problemas da universidade, como a implementação definitiva da EaD, o fechamento do RU, o corte de verbas e o retorno das aulas práticas.

A reunião foi convocada pela Frente Estudantil contra a EaD – Paraná e o Centro Acadêmico de Geologia – CEGEP e contou com a presença de 16 estudantes, do curso de Geologia, Psicologia, Pedagogia e Medicina. O material para discussão foi confeccionado pelos estudantes, tinha como base o documento “ A tragédia anunciada da EaD ” – publicado pelo CAEQ – Unicamp – além de outro panfleto que relacionou a imposição da EaD com o corte de verbas e o próprio fechamento do RU. O material serviu ao propósito de demonstrar que a EaD faz parte de um projeto de quase 30 anos, a fim de privatizar a Universidade Brasileira.

Durante o debate todos demonstraram sua revolta contra essa modalidade de ensino precária, onde os professores fingem que ensinam e os estudantes ficam a ver navios, ademais do completo descaso por parte da REItoria da UFPR, que desde o início da pandemia tem silenciado completamente as demandas estudantis.

Todos os presentes concordaram com as propostas colocadas pela Frente Estudantil e assumiram o compromisso de seguir a mobilização presencial de forma combativa, já marcando duas atividades para essa semana, como forma de agitar os estudantes e a população em torno da universidade. Todos concordaram que não podemos depender da burocracia universitária para conquistar nossos direitos, e que é o momento dos estudantes darem os rumos da Universidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s