Vitorioso Pós-FoNEPe em Goiás!

No dia 18/09, estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Goiás realizaram um vitorioso Pós FoNEPe.

O encontro aconteceu presencialmente, no espaço da Faculdade de Enfermagem da UFG, sendo transmitido via google meet para quem não pode estar presente. 

O encontro foi construído conjuntamente entre o Centro Acadêmico de Enfermagem e membros discentes do Conselho Diretor da faculdade.

A abertura do encontro contou com intervenções de agradecimento à Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) por encabeçar a luta dos estudantes brasileiros em defesa de uma educação de qualidade, científica e a serviço do povo. 

Também na fala de abertura o Centro Acadêmico destacou a importância de se somar a campanha nacional em defesa da luta pela terra, em especial, pela liberdade dos 4 camponeses presos políticos em Rondônia, destacando que os estudantes mantém firme seu compromisso de defender a luta dos povos no nosso país. 

Houve também a presença de uma companheira professora da rede municipal de Aparecida de Goiânia e militante do Movimento Classista dos Trabalhadores da Educação (MOCLATE), expondo sobre a situação política do país, destacando o surgimento do capitalismo e sua nova e última fase, o imperialismo, etapa monopolista, parasitária, agonizante e em decomposição. Apontando que este surge nos países dominados, atados ao latifúndio e por isso são países de capitalismo burocrático, sendo isso a base de tudo no país. Onde o atraso no desenvolvimento tecnológico, industrial, está atado a dependência de importação de produtos estrangeiros. Também apontou sobre a atual disputa entre a Extrema Direita e cabeçada pelo fascista Bolsonaro e a Direita do Alto Comando das Forças Armadas que entre pugna e conluio, se unificam na retirada dos direitos democráticos do povo, e perseguição a quem luta. 

O evento também contou com a presença, através de videoconferência, de um membro da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), onde o representante expôs sobre as formas abertas e veladas de privatização da universidade pública, sendo este o maior ataque na história da educação. Sobre o espírito de luta democrática dos estudantes ao longo dos anos, através da luta da juventude brasileira, com especial destaque para as ocupações estudantis de 2011 na UNIR, que derrubou o reitor, e em 2017 na UERJ, que reabriu o bandejão. Apontou que é chegado o momento da luta presencial, devemos ocupar as universidades através de atividades que tragam os estudantes para dentro dela.

Por fim, as diversas intervenções, ricas em ânimo e combatividade, durante o encontro, denunciaram a situação de descaso através da imposição do ensino remoto, ressaltando a importância de atuação dentro do Centro Acadêmico e Conselho Diretor, sobre os estudantes se jogarem na luta e ocupar a universidade para o retorno das atividades, principalmente, relacionadas à pesquisa e extensão, destacaram o papel dos estudantes na realização de projetos na Faculdade como a Tenda de testagem de COVID 19 que funciona desde o ano passado, a tenda de produção de Equipamentos de Proteção Individual e, principalmente, a luta estudantil que culminou com o vitorioso retorno presencial das Atividades Práticas do curso.

Nesta última, foi conquistada aprovação do retorno presencial das práticas mediante garantia de testagem, vacinação e fornecimento de EPIs aos estudantes e professores em prática. Fruto da luta combativa dos estudantes de enfermagem encabeçados pelo Centro Acadêmico. 

Como resolução do encontro foi definido realizar consultas estudantis mensais para levantar as pautas estudantis no Conselho Diretor e reuniões mensais com os membros discentes deste para debater a atuação do movimento estudantil. E foi conformado um grupo de mobilizações na Faculdade de Enfermagem que pensará e organizará atividades presenciais no intuito de ocupar o espaço da universidade, trazendo os estudantes para lá e com isso impulsionar a luta pela reabertura das universidades, colocando-as a serviço do povo e com isso enfrentar a ofensiva privatista em curso na educação brasileira.

Viva a luta estudantil classista, combativa e independente!
Viva a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia!
Viva as/os estudantes de enfermagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s