OCORRE O VITORIOSO 1° PRÉ-ENEPe na UERJ-FFP!

No dia 18 de Setembro (Sábado) foi realizado o primeiro pré-ENEPe presencial no estado do Rio de Janeiro, ocorrido na Praça dos Ex Combatentes, na cidade de São Gonçalo, em frente à Universidade do Rio de Janeiro – Campus FFP. O evento contou com a presença de estudantes da Universidade Federal Fluminense, UERJ-Campus FFP e secundaristas. Na mesa, estava presente uma professora da Educação Infantil da rede pública, representando o Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (MOCLATE). 

DA MOBILIZAÇÃO DO 1° PRÉ-ENEPe:

O primeiro pré-ENEPe teve como objetos de debate: a BNC de formação docente, precarização das escolas e universidades públicas e a importância da atuação da Pedagogia junto às lutas populares. Foram mobilizados (pela internet e de maneira presencial) estudantes de universidades e do Ensino Médio de escolas públicas.

DO DECORRER DO EVENTO: 

A mesa foi iniciada com a fala da professora do MOCLATE, logo depois foi passada para a Executiva Fluminense de Estudantes de Pedagogia (ExFEPe), enfim abrindo para as perguntas e debate. As falas das representantes do MOCLATE e ExFEPe deixaram claro qual o papel da Pedagogia no movimento estudantil e o porquê da sua importância na defesa da Educação. Também houve uma explanação sobre a função do 41° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia e seu peso para as resoluções e avanço da luta nas universidades, ao final, chamando os estudantes para que participassem do Encontro. Algumas pessoas se inscreveram para fazer falas, onde entraram em concordância com os métodos de defesa do povo mencionados pela mesa, efetuaram perguntas e expuseram sua insatisfação com a precarização do ensino público.

Obtivemos um resultado bastante positivo na finanças que concretizamos no evento, vendendo paçoca, água, bolo de pote, brigadeiro e roupas no brechó. Para encerrar, teve uma cultural onde, em roda, as pessoas cantaram músicas.  

CONCLUSÃO: 

O primeiro pré-ENEPe presencial foi de grande importância para a mobilização do 41° ENEPe. Nele, podemos iniciar debates que serão efetuados no Encontro e demonstrar, na prática, a linha da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) da abertura das escolas e universidades para servir ao povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s