No dia 16 de outubro, professores, apoiadores e participantes do projeto “Escola do Bairro”, que realiza todo final de semana reforço escolar e alfabetização para crianças da região metropolitana de Maringá, realizou uma grande festa de dia das crianças, o que serviu também para marcar seis meses desde que foi iniciado o projeto.
A festa contou com o envolvimento de estudantes da Universidade Estadual de Maringá, dos Engenheiros Sem Fronteiras, de integrantes do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED), do grupo RealRua 44 e de pais e moradores do bairro e das crianças do projeto, que participaram da própria organização do evento, dividindo-se em comissões de limpeza, saúde, entretenimento e decoração. Uma grande vitória da atividade é que ela foi realizada de forma independente, toda a festa foi feita a partir de doações e os materiais utilizados foram arrecadados com apoiadores. As crianças fizeram cartazes sobre vários temas, como os direitos das crianças, indicando as lixeiras, lembrando as medidas sanitárias e desenhos diversos. Também, durante o evento, usaram do megafone para dar avisos, lembrar a importância de álcool gel, máscara e para chamar às atrações.
A festa contou com várias brincadeiras e atividades, como a da boca do palhaço, colocar o rabo no burro, queimada e pintura facial, além de cinco camas elásticas. Ainda houve entrega de brinquedos arrecadados, distribuição de refrigerante, cachorro-quente, picolés, algodão doce e brigadeiro.
No final do evento, membros da organização do evento, moradores e crianças participantes se mobilizaram para limpar as ruas e calçadas, causando impacto em todos a rapidez com que a tarefa foi finalizada, mostrando como o coletivo consegue resolver seus problemas facilmente. Todos participaram com grande entusiasmo e engajamento em um dia marcante, do começo ao fim, para todo o bairro.





