Baixe o panfleto aqui.
Temos passado por sucessivos ataques à educação, com cortes de verbas nas universidades e projetos que ferem a autonomia universitária, como a BNC da Formação Docente. Entra para o pacote de ataques privatistas também o corte de verbas no ministério da ciência e tecnologia.
No último dia 7, o Congresso Nacional aprovou o corte de mais de 600 milhões de reais do orçamento para a ciência. Dos 690 milhões previstos, apenas 89,8 milhões restaram, ou seja, foi um corte de 87%! Com isso, a pesquisa nacional e muitos outros projetos foram afetados. Pesquisas sobre a pandemia, por exemplo, podem ser paralisadas por falta de condições financeiras. Participantes do PIBID e do Residência Pedagógica estão com suas bolsas atrasadas, e enfrentam não só problemas para a realização de seus projetos, mas muitos desses estudantes e pesquisadores também se sustentam a partir do auxílio das bolsas de pesquisa.
Esse ataque é parte do projeto de destruição da educação e da ciência nacional visando sua privatização. Para barrar o corte da educação e da ciência e pelo pagamento das bolsas do PIBID e Residência Pedagógica a única via é a luta presencial e combativa. A ExNEPe convoca todos e todas estudantes, professores e demais trabalhadores do campo e da cidade para a luta! Vamos à rua nesse 26 de outubro cobrar nossos direitos!