Vitorioso Ato pela Reabertura do RU na UFPR

No dia 23 de outubro, estudantes da UFPR e UTFPR atenderam ao chamado da Frente Estudantil contra a EaD e compuseram um ato pela reabertura do Restaurante Universitário! Cerca de 50 estudantes participaram da manifestação com o ânimo muito elevado, contrapondo toda mobilização virtual e todo o imobilismo pregado pelo velho movimento estudantil oportunista e os falsos humanistas. A revolta dos estudantes é enorme, não temos RU, os sucessivos cortes de verbas impossibilitam a continuação das pesquisas em nosso país, nossa Universidade se encontra a mercê de privatização e todos esses fatores encheram os estudantes de energia para lutar e defender nossa gratuidade, autonomia e democracia universitárias de forma intransigente!

Houve relatos das aulas públicas realizadas nos cursos de geologia e psicologia que serviram como ótimos exemplos de mobilização dos estudantes. É dessa maneira que contrapomos a Educação a Distância, de forma prática, pois esse modelo de educação é responsável por aprofundar a privatização da Universidade: os sistemáticos corte de verbas, o atraso nas bolsas do PIBID e Residência Pedagógica, o fechamento do RU e a precarização completa do ensino público.

O ato foi organizado em colunas e houve cuidado com o distanciamento social. Assim que o ato saiu da Praça a Guarda Municipal tentou impedir que o ato mantivesse sua rota. Alegaram que não havia permissão para a realização do ato. Os estudantes, por sua vez, rechaçaram essa ação e entoando palavras de ordem de forma efusiva, continuaram o ato na rota planejada.

É importante denunciar que essa é a mesma GM que matou a tiros o jovem Matheus Noga, no Largo da Ordem, em Curitiba no mês de setembro enquanto este comemorava com os amigos a retirada de sua carteira de motorista. São esses órgãos de repressão que estão recebendo o dinheiro que deveria estar destinado à a Universidade, às pesquisas. Não há interesse por parte desta polícia em “garantir a segurança dos estudantes durante as manifestações”, pelo contrário! Estão lá para impedir que essa manifestações ocorram, para impedir a justa revolta do povo!

A passeata continuou até a Reitoria da UFPR e foram feitas agitações por lá com entrega de panfletos no semáforo, os transeuntes foram muito receptivos, demonstrando grande apoio, inclusive dos carros que passavam, até os servidores da UFPR que estavam lá prestaram apoio, pois essa luta é dos trabalhadores também, que utilizam do RU.

Todos os participantes ficaram muito entusiasmados, concordaram que o único caminho é o da luta combativa, é apenas dessa forma que vamos garantir a gratuidade da nossa Universidade e impedir sua completa privatização. A luta deve ser independente e combativa, a mobilização estudantil não deve ser palanque eleitoral! Se comprovou na prática que a mobilização virtual serve apenas como engodo, tuitaço nenhum será capaz de superar a força da luta presencial que temos travado.

A luta TEM QUE SER presencial e combativa! Nossos direitos não serão garantidos de outra forma! Esse foi o primeiro ato de muitos que estão por vir até conquistarmos a reabertura do RU com entrega de marmitas e a reabertura da universidade para todos os cursos com os devidos cuidados sanitários!

A nossa luta está tomando novos patamares e, inspirados nos históricos exemplos do movimento estudantil, que com greve de ocupação arrancaram desse estado podre os direitos estudantis que temos hoje, seguiremos no caminho da mobilização presencial, classista, combativa e independente!

PARA BARRAR A PRIVATIZAÇÃO, GREVE DE OCUPAÇÃO!

PELA REABERTURA DO RU!

ABAIXO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: AULAS PRÁTICAS JÁ!

CONTRA O CORTE DE VERBAS: EM DEFESA DA CIÊNCIA E DA PESQUISA NACIONAL!

AVANTE ESTUDANTES DA UFPR!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s