[PR] Estudantes manifestam contra corte de verba federal para pesquisas em Maringá

Repercutido de CBN Maringá

Governo Federal anunciou corte de 87% nos recursos para áreas de Ciências e Tecnologia. O investimento caiu de R$ 690 milhões, para R$ 89 milhões a pedido do Ministério da Economia.

Contra essa mudança no orçamento, acadêmicos e professores da UEM fizeram uma manifestação nesta terça-feira (26), em frente à reitoria da universidade.

Mudança que não afeta somente o ensino, mas a pós-graduação, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, José Maria Marques.

A Paloma Dias é acadêmica do terceiro ano do curso de Letras da UEM, ela é bolsista do Pibid de inglês pela UEM, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Segundo ela, colegas terão que trancar o curso caso esse corte seja aprovado.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, essa redução no investimento pode ter impacto inclusive na economia da cidade, já que os alunos que dependem das bolsas gastam esse recurso em Maringá.

Segundo a UEM, a universidade tem 650 bolsas pelo CNPq. Todas as 489 bolsas de renovação anual podem ser perdidas no ano que vem, e as demais 161 também poderão ser prejudicadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s