COMUNICADO DA EXMEPE SOBRE ADIAMENTO DO XV ENCONTRO MINEIRO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

A ExMEPe vem a público informar que adiaremos a realização do XV Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia para os dias 13 e 14 de novembro, em virtude de corresponder a calendário de atividades nacionais da ExNEPe. Nessas datas ocorrerão encontros estaduais em todo o país, e no dia 14 será realizado um Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia Extraordinário com transmissão online.

Em reunião dos representantes da ExNEPe foi aprovado que o 41º ENEPe, com sede no Rio de Janeiro, será adiado para abril de 2022. Essa decisão vem para fortalecer ainda mais a luta em defesa das universidades públicas e da pesquisa nacional. Devemos impulsionar ainda mais as lutas locais, aplicando a tática de greve de ocupação pela reabertura das universidades. Temos afirmado que os cortes de verbas na educação e na pesquisa nacional, que as tem destruído, só se impõe porque o movimento estudantil se encontra desarticulado e os estudantes desmobilizados.

O fechamento das universidades e escolas públicas, junto do Ensino Remoto Emergencial/EaD tem sido duas medidas chaves no ataque a organização estudantil, além da precarização do ensino e impulso na privatização. As classes dominantes sabem que o movimento estudantil sempre foi pedra no sapato contra a privatização do ensino público brasileiro, por isso atacam nossa organização!

Com o avanço na vacinação, os índices de contágio e mortes diminuindo, precisamos mais do que nunca brigar pela reabertura das instituições de ensino com as condições necessárias, combatendo de um lado o discurso obscurantista de Bolsonaro e outros anti-ciência, reconhecendo os riscos da pandemia, mas demarcando também com a posição imobilista de nenhum retorno e cada um em sua casa, uma falsa “preocupação com a vida”, discurso tão negacionista quanto o de Bolsonaro pois nega os métodos que são científicos na prevenção a contaminação. Essa posição que tem sido sustentada pela burocracia universitária e pelo movimento estudantil imobilista, os mesmos que defenderam ou conciliaram desde o início da pandemia com a EaD, em vez de brigarem por colocar as universidades a serviço do povo!

Companheiros e companheiras, com os recentes cortes na educação e pesquisa nacional, a EaD e o fechamento das universidades e escolas, e diversos outros ataques que tem se acumulado ao longo dos anos, o que está colocado é a verdadeira destruição do ensino público brasileiro. O momento é de elevarmos nossa organização e luta, não aceitar de braços cruzados que nos tirem o que é nosso por direito! Devemos brigar por reabrir as universidades e defendê-las, e se não nos ouvem, que o façamos na marra!

Com o adiamento do 41º ENEPe para abril do ano que vem, nossa luta será por realizá-lo numa universidade pública, e com uma meta de 600 estudantes, para provar mais uma vez que nosso único caminho é a luta presencial combativa e independente. Os encontros estaduais servirão a fortalecer mais o trabalho em cada local, a elevar o debate em torno dos temas mais relevantes da educação e nossa organização. Assim, convocamos a todos os estudantes de pedagogia, licenciaturas e outros cursos, professores e democratas a estarem presentes no desde já importantíssimo e vitorioso XV Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia!

Para realizar sua inscrição, acesse o formulário https://forms.gle/Xrim5tgHCRnDEF9z5. Serão 3 modalidades de inscrição: Modalidade 1 (com alojamento, alimentação e certificação, 60 reais); Modalidade 2 (direito apenas ao certificado, 20 reais); e Modalidade 3 (sem custos, apenas ouvinte). Garantiremos todos os critérios de biossegurança necessários, como distanciamento, uso de máscaras, distribuição de álcool em gel pelo recinto. Qualquer questão, entre em contato com a ExMEPe: (31) 9 9390 7253 (WhatsApp) ou @exmepe (Instagram).