Na noite do dia 26, estudantes com cartazes e faixas interditaram duas faixas da BR 101, próximo à Reitoria da UFPE, para exigir o pagamento imediato das bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), sendo reprimidos arbitrariamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A manifestação, que contava com cerca de 30 estudantes, foi convocada nacionalmente para dar resposta aos ataques obscurantistas do Governo Federal contra a educação, sendo o mais recente o atraso do pagamento das bolsas do PIBID e RP, colocando os estudantes que dependem dessa verba, principalmente os mais pobres, em condições cada vez mais precárias.
Demonstrando tamanha revolta, os estudantes de forma combativa fecharam a rodovia entoando palavras de ordem como “Barrar a precarização com Greve de Ocupação”. Mesmo com a tentativa do oportunismo de frear a luta e atravancar para que o ato não ocorresse, ativistas independentes, com o apoio dos estudantes, fecharam a rua com pedras e galhos.
Após a demonstração de disposição de luta, a PRF chega ao local e, antes de qualquer tentativa de diálogo, tenta dispersar os manifestantes com spray de pimenta e intimidações, sendo prontamente rechaçados pelos ativistas que, antes de se dispersarem entoaram palavras-de-ordem inspirados na grande resistência dos camponeses do norte do país “Voltaremos mais forte e mais preparados!”


