EM HOMENAGEM A REMÍS CARLA: PRESENTE NA LUTA!

No início de novembro, passados quase quatro anos, foi marcado o julgamento do caso Remís, jovem revolucionária, pedagoga, cruelmente assassinada por seu ex-namorado. Nós, da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe, como companheiros de luta de Remís, nos somamos a outros setores democráticos da sociedade, a seus amigos e familiares na exigência de punição ao assassino Paulo César, e reafirmamos nosso compromisso em erguer ainda mais alto as bandeiras de luta que nossa companheira tão decididamente empunhou.

Remís foi estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, período em que atuou de forma decisiva na Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. Em 2013 esteve nas linhas de frente das jornadas de junho em Recife, enfrentando a repressão e erguendo bem alto a bandeira da luta combativa naqueles grandes levantamentos, que chacoalharam toda a estrutura do Estado brasileiro, formando uma geração de jovens combatentes e abrindo um novo momento para a luta popular no Brasil. Integrou o Movimento Feminino Popular – MFP e Movimento Estudantil Popular Revolucionário – MEPR. Em 2014 atuou na campanha de boicote à farsa eleitoral, comandando uma das principais e históricas campanhas de boicote no período.

Em 2016, como jovem revolucionária, se vincula ao povo brasileiro, principalmente aos camponeses, e na luta por moradia, participando da luta dos posseiros na “Zona 6” da Universidade Federal Rural de Pernambuco e, logo, como dirigente de sua Associação de Moradores. Apoiou diretamente a construção de Escolas Populares no campo, em áreas da Liga dos Camponeses Pobres – LCP, tomando parte ativa na resistência camponesa às reintegrações de posse.

Há quase 4 anos, Remís foi covardemente assassinada por seu ex-namorado, Paulo César, que ocultou seu corpo por vários dias, impedindo que a família, os amigos e companheiros tivessem sequer o direito de vê-la na despedida. Durante todo o período, desde a busca por Remís até a audiência de custódia, o Estado brasileiro deixou claro seu caráter de classe. Inicialmente, tentando impedir a família de preencher o boletim de ocorrência informando seu desaparecimento, nas buscas por Remis, quase excluíram o assassino da lista de suspeitos, seu corpo foi encontrado pelo povo, mobilizado pela campanha iniciada por seus companheiros de luta, durante a audiência de custódia, policiais queriam impedir a entrada da advogada Drª Maria José do Amaral ao Fórum, onde a “justiça” pretendia liberar o assassino com uma fiança, o que foi revertido graças à manifestação contundente em frente ao Fórum.

Para nós, este crime jamais será esquecido, pois Remís dedicou sua vida às lutas do povo. Não esperamos justiça deste Estado, principal responsável pela morte de nossa companheira, por ser o grande mantenedor desta ordem que oprime as mulheres do povo, e por todo o descaso demonstrado no caso de Remís – e repetido diariamente com tantas outras Remís espalhadas pelo Brasil, exigimos a punição do assassino Paulo César! Nossa esperança por justiça está na luta popular, independente, classista e combativa, que um dia – antes cedo do que tarde – transformará toda a sociedade. A maior homenagem que podemos render à Remis, é seguir sua luta.

Ao final da tarde de sexta-feira, dia 05 de novembro, foi inaugurada a Escola Popular Pedagoga Remís Carla, em Recife. Na inauguração foi apresentada aos moradores do bairro quem foi Remís Carla, ao final da apresentação, mais de 50 pessoas ao ouvirem o nome da pedagoga revolucionária gritavam “Presente na Luta!”

EXIGIMOS A PUNIÇÃO DO ASSASSINO PAULO CÉSAR!

COMPANHEIRA REMIS: PRESENTE NA LUTA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s