Frente Estudantil contra a EaD ocupa o RU da UFPR!

Ocupar a Universidade e colocá-la a serviço do povo!

Guiados pelo exemplo de organização e luta dos estudantes que ocuparam a Universidade Federal de Rondônia UNIR em 2011, pelo exemplo de combatividade dos estudantes secundaristas que tomaram de assalto mais de 1000 escolas em todo o Paraná em 2016 e pela valorosa e intrépida resistência que opuseram os universitários no Rio de Janeiro em meio à histórica ocupação do Bandejão da UERJ em 2017, nós, universitários e secundaristas de Curitiba e região ocupamos o RU da UFPR!

A Frente Estudantil Contra a EaD – PR, seguindo o chamado da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), tem organizado a luta presencial e combativa em nossa cidade desde 2020, com panfletagens, lambes, aulas públicas e reuniões abertas, manifestações etc. Agora cabe dar um passo além neste embate! Para conquistar e defender nossos direitos seguiremos para a ocupação de nossa universidade!

Não aceitaremos calados a destruição de nosso ensino público, já tão abalado por incessantes cortes de verbas, levando, inclusive, muitas universidades a declarar não terem recursos para o retorno presencial ou mesmo acusando seu fechamento, como no caso da UFRJ. Não aceitaremos calados a destruição da nossa Ciência Nacional e suas instituições tais como a Capes e o CNPQ, cujo orçamento, quase totalmente saqueado em prol do Ministério da Defesa, já nem mais permite o pagamento das bolsas do PIBID e Residência Pedagógica, levando à erosão os pilares de ensino, pesquisa e extensão. Não aceitaremos a imposição da EaD como única forma de ensino durante a pandemia e denunciamos seu caráter farsesco, que na verdade tem se constituído como cavalo de batalha da privatização do ensino público por meio da penetração de capital privado nas universidades, acordos com empresas de tecnologia e comunicações, inclusive com transferência direta de recursos do MEC. Não aceitaremos que nos retirem o RU, uma importante conquista do movimento estudantil, e um dos mais importantes pilares da permanência. Exigimos sua imediata reabertura, como tem sido em diversas universidades, seja de forma reduzida ou por meio da distribuição de marmitas.

Desde já demarcamos campo contra o oportunismo, capitulador e imobilista, que desde o início da pandemia tem feito coro ao monopólio midiático na tentativa vã de impedir a luta do povo e cinicamente acumular forças para seu palanque eleitoral. Estes humanistas de ocasião nada fizeram para de fato ajudar o povo, organizar sua luta, unir-se as massas mais pobres, difundir a verdadeira ciência nos bairros e favelas, como fizeram inúmeros estudantes democráticos organizados nos Comitês Sanitários ao redor do país, por fora e apesar da influência nefasta do movimento estudantil de velho tipo, de UNE, UBES e afins. Ao invés disso simplesmente se esconderam na segurança de seus lares e passaram a pregar o ativismo exclusivamente virtual, taxando de terrorista espalhador do vírus todo aquele que se mobilizasse. Em meio a essa situação decidimos nadar contra a corrente!

Temos clareza de que não será com uma única ocupação que resolveremos tantos problemas que afligem nossa juventude, mas buscamos dar o exemplo do que deve ser feito. Se trata de uma demonstração de força. De que temos em nossas mãos o destino de nossa educação e não dependemos de qualquer burocrata do MEC ou da reitoria. De que para verdadeiramente mudar o estado de coisas cabe aos jovens estudantes de nosso país desenvolver uma ampla e combativa greve de ocupação das escolas e universidades! Tomá-las de assalto, colocá-las a serviço do povo, aplicar o co-governo estudantil e de forma sucessiva retomar o que é nosso por direito! Esta é a ordem do dia, assim faremos por todo o Brasil com mais decisão, audácia e combatividade!

Exigimos:

  1. Reabertura do Restaurante Universitário;
  2. Pagamento de bolsa permanência a todos aqueles que necessitem;
  3. Pagamento das bolsas do PIBID e RP;
  4. Retomada das aulas práticas presenciais em toda UFPR;
  5. Início da retomada das aulas presenciais em toda UFPR.

Ocupar e Resistir!

Viva a ocupação do Restaurante Universitário!

Viva a luta presencial e combativa!

Derrubar os muros da universidade! Servir ao povo no campo e na cidade!

Frente Estudantil Contra a EaD – PR

Novembro de 2021

BAIXE AQUI A NOTA COMPLETA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s