A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) convida as entidades e estudantes de pedagogia, licenciatura, pós-graduação, professores, pesquisadores em educação, ativistas e militantes em defesa do ensino público de todo o estado para participarem do seu 27º Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia (EPEPe), que será realizado PRESENCIALMENTE nos dias 13 e 14 de Outubro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, localizado na BR-158, s/n – Zona Rural, Laranjeiras do Sul – PR, Bloco B (dos professores).
Neste ano, em tais datas ocorrerão, simultaneamente, todos os Encontros Estaduais no país, sendo o dia 14 reservado para o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia Extraordinário com transmissão online.
E esse ano, em especial, a temática do evento será sobre a BNC Formação Docente, que tem impacto direto no currículo de formação de professores. Sendo o mote do 27º EPEPe “IMEDIATA REVOGAÇÃO DA BNC: EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E DA FORMAÇÃO UNITÁRIA DO PEDAGOGO!”
Como parte do plano privatista de impor uma concepção de ensino negacionista, anti-científica, tecnicista e pragmática, a Resolução 2/2019 do CNE define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Organismos Internacionais como a OEA, UNESCO e MERCOSUL, além de movimentos empresariais como o Todos Pela Educação e Movimento pela Base são os principais idealizadores dessas diretrizes, que a serviço dos monopólios estrangeiros, impõem uma formação esvaziada cientificamente, atentando contra a liberdade de cátedra dos professores, uma vez que restringe o direito do professor de expressar um ponto de vista científico, formulado a partir do acúmulo de conhecimento adquirido em anos de estudos, pesquisas, debates e o próprio exercício da profissão, obrigando-o a aplicar a cartilha do MEC/Banco Mundial como mero “dador de aulas”.
As principais propostas da BNC da Formação de Professores só aprofundam a gravidade da situação do ensino público em nosso país. Nada do que está proposto serve para melhorá-la, mas para enquadrar os currículos das universidades e a formação dos professores nos interesses mercadológicos das classes dominantes.
Participação Especial:
Profª. Drª. Rosane Toebe Zen: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFScar (2018). Atuou como professora seletista da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2009-2018) e do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Tem experiência na educação básica como docente na Rede Municipal de Toledo-PR e pedagoga na Secretaria de Estado da Educação – SEED. É membro do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação e do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores (Gpefor). Pesquisa avaliações em larga escala, trabalho docente de professores da educação básica e currículo. Atualmente, é pedagoga da rede municipal de ensino de Laranjeiras do Sul – PR.
Do funcionamento:
Por conta da pandemia do COVID-19 o EPEPe terá limite de participantes e será necessário que todos os participantes utilizem máscaras durante todo o evento. Quem quiser tomar chimarrão ou tererê no local, é imprescindível que cada um leve sua cuia e sua bomba. Sendo assim, pedimos que aqueles que desejam participar do encontro preencham com antecedência o formulário de inscrição disponível em: https://forms.gle/BnouHgjWUDRh5mvM7 e aguardem confirmação da inscrição via email.
A inscrição pode ser feita nas seguintes modalidades:
MODALIDADE 1 (R$60,00) – inclui alojamento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar) conforme programação do evento, kit credenciamento e certificação de participação no evento;
MODALIDADE 2 (R$10,00) – inclui kit credenciamento e certificação de participação no evento, sem alimentação;
MODALIDADE 3 (gratuita) – inclui apenas participação online na mesa do dia 14/11 que será transmitida
O pagamento pode ser feito online, pelo Pix capagpedagogia2019@gmail.com ou então presencialmente no credenciamento (13 de novembro, das 08h00 às 09h00) do evento.
A programação completa do evento estará disponível em breve!
Para mais informações:
Email: capagpedagogia2019@gmail
Instagram: @capedanitagaribaldiuffs
Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia
Laranjeiras do Sul, 04 de novembro de 2021.
