Vem aí o 27º Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia!

A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) convida as entidades e estudantes de pedagogia, licenciatura, pós-graduação, professores, pesquisadores em educação, ativistas e militantes em defesa do ensino público de todo o estado para participarem do seu 27º Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia (EPEPe), que será realizado PRESENCIALMENTE nos dias 13 e 14 de Outubro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Paraná, localizado na BR-158, s/n – Zona Rural, Laranjeiras do Sul – PR, Bloco B (dos professores).

Neste ano, em tais datas ocorrerão, simultaneamente, todos os Encontros Estaduais no país, sendo o dia 14 reservado para o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia Extraordinário com transmissão online.

E esse ano, em especial, a temática do evento será sobre a BNC Formação Docente, que tem impacto direto no currículo de formação de professores. Sendo o mote do 27º EPEPe “IMEDIATA REVOGAÇÃO DA BNC: EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E DA FORMAÇÃO UNITÁRIA DO PEDAGOGO!”

Como parte do plano privatista de impor uma concepção de ensino negacionista, anti-científica, tecnicista e pragmática, a Resolução 2/2019 do CNE define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Organismos Internacionais como a OEA, UNESCO e MERCOSUL, além de movimentos empresariais como o Todos Pela Educação e Movimento pela Base são os principais idealizadores dessas diretrizes, que a serviço dos monopólios estrangeiros, impõem uma formação esvaziada cientificamente, atentando contra a liberdade de cátedra dos professores, uma vez que restringe o direito do professor de expressar um ponto de vista científico, formulado a partir do acúmulo de conhecimento adquirido em anos de estudos, pesquisas, debates e o próprio exercício da profissão, obrigando-o a aplicar a cartilha do MEC/Banco Mundial como mero “dador de aulas”.

As principais propostas da BNC da Formação de Professores só aprofundam a gravidade da situação do ensino público em nosso país. Nada do que está proposto serve para melhorá-la, mas para enquadrar os currículos das universidades e a formação dos professores nos interesses mercadológicos das classes dominantes.

Participação Especial:

Profª. Drª. Rosane Toebe Zen: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFScar (2018). Atuou como professora seletista da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2009-2018) e do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Tem experiência na educação básica como docente na Rede Municipal de Toledo-PR e pedagoga na Secretaria de Estado da Educação – SEED. É membro do Grupo de Pesquisa Sociologia, Trabalho e Educação e do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores (Gpefor). Pesquisa avaliações em larga escala, trabalho docente de professores da educação básica e currículo. Atualmente, é pedagoga da rede municipal de ensino de Laranjeiras do Sul – PR.

Do funcionamento:

Por conta da pandemia do COVID-19 o EPEPe terá limite de participantes e será necessário que todos os participantes utilizem máscaras durante todo o evento. Quem quiser tomar chimarrão ou tererê no local, é imprescindível que cada um leve sua cuia e sua bomba. Sendo assim, pedimos que aqueles que desejam participar do encontro preencham com antecedência o formulário de inscrição disponível em: https://forms.gle/BnouHgjWUDRh5mvM7 e aguardem confirmação da inscrição via email.

A inscrição pode ser feita nas seguintes modalidades:

MODALIDADE 1 (R$60,00) – inclui alojamento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar) conforme programação do evento, kit credenciamento e certificação de participação no evento;

MODALIDADE 2 (R$10,00) – inclui kit credenciamento e certificação de participação no evento, sem alimentação;

MODALIDADE 3 (gratuita) – inclui apenas participação online na mesa do dia 14/11 que será transmitida

O pagamento pode ser feito online, pelo Pix capagpedagogia2019@gmail.com ou então presencialmente no credenciamento (13 de novembro, das 08h00 às 09h00) do evento.

A programação completa do evento estará disponível em breve!

Para mais informações:

Email: capagpedagogia2019@gmail

Instagram: @capedanitagaribaldiuffs                

Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia

Laranjeiras do Sul, 04 de novembro de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s