[Pará] Estudantes fazem aula Pública em frente a UFPa no dia 23 de novembro

Na última terça, dia 23 de novembro, às 10h da manhã, em celebração ao Dia Nacional de Lutas da Pedagogia, realizou-se uma aula pública em frente a Universidade Federal do Pará (UFPa), onde estudantes de pedagogia e de licenciaturas denunciaram os cortes de verbas nas universidades e seu processo de sucateamento. Foram distribuídos panfletos, boletins e adesivos da ExNEPe contra os cortes de verbas, em defesa da pesquisa nacional, da tática da greve de ocupação e contra a BNC-FP.

Os estudantes demonstraram através de exemplos, que os cortes de verbas na educação e na ciência já se refletem no atraso das bolsas de pesquisa PIBID e Residência Pedagógica, além  das inúmeras declarações de universidades que já estão com dificuldades para pagar despesas básicas, como energia elétrica e materiais de limpeza. Denunciaram de forma enérgica que o ensino remoto e a EaD não são medidas emergenciais do período da pandemia, mas que o MEC, seguindo as cartilhas do Banco Mundial, busca por sua implementação permanente, que se configura como o cavalo de Tróia para o avanço das medidas privatistas na educação. Outra denuncia foi feita por um estudante, repudiando a criminosa realização do ENEM, que anuncia a exclusão ainda maior dos filhos do povo do acesso ao ensino superior público, e exigindo seu cancelamento imediato até o momento em que estes estudantes possam se preparar.

Também abordaram a Base Nacional Comum – Formação de Professores (BNC- FP) que foi decidida de forma antidemocrática e imposta, ferindo não apenas a autonomia universitária na escolha de seus currículos, como também fragmenta não só o curso de pedagogia como de outras licenciaturas, desvalorizando e tirando o carácter científico da formação docente, reduzindo o professor a uma espécie de mediador- tutor. A BNC-FP está alinhada a BNCC que impõe competências e habilidades que devem ser seguidas pelos professores como se fossem  meros “aplicadores”. A BNCC se apresenta como cartilha sendo mais uma medida que busca impor uma notória redução e desvalorização do ensino crítico e transformador,  colocando a educação a serviço do mercado privado e dos monopólios da educação, criando apenas reservas para o mercado de trabalho.

Houve também denuncia a respeito do aumento da taxa de alimentação no Restaurante Universitário (RU) da UFPa para visitantes (R$ de 3 reais, para R$ 10 reais), aumento acordado de portas fechadas, pois o RU continua sem funcionar deixando milhares de estudantes e trabalhadores que dependiam e se alimentavam na universidade em vulnerabilidade alimentar durante todo esse período de pandemia.  Um aumento que deve ser não somente denunciado, mas barrado pelos  estudantes e trabalhadores!

Por fim, foi relembrado e saudado a vitoriosa Greve Geral da UNIR que no presente ano completa uma década, exemplo de combatividade e luta para o movimento estudantil, além de saudar a Ocupação do RU da UFPR que ocorreu recentemente mostrando que os estudantes devem e podem gerir os assuntos das universidades, tomando-as em suas mãos! Os estudantes colocaram a necessidade e defesa do retorno das aulas presenciais e que somente com a tática da greve de ocupação os cortes e a privatização irão ser barrados!

Estudantes, professores e trabalhadores da universidade que estavam passando se mostraram de acordo com as pautas colocadas, demonstraram apoio a luta do estudantes por suas justas reivindicações colando os adesivos distribuídos por estes em suas camisas, torcendo para as pautas trazidas pelos estudantes ganhem mais força por todo o país, deixando claro seu desejo de que a universidade volte a funcionar totalmente e esteja alinhada às necessidades do povo.

Após a aula pública os estudantes realizaram atividade de colagem de cartazes pelos corredores da universidade exigindo o imediato retorno às aulas presenciais e contra os cortes de verbas das universidades configurando uma vitoriosa atividade no Dia Nacional de Lutas da Pedagogia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s