Inaugurada a Escola Popular Pedagoga Remís Carla!

Ao final da tarde de sexta-feira, dia 05 de novembro, foi inaugurada a Escola Popular Pedagoga Remís Carla, em Recife. A iniciativa é fruto do trabalho dos Comitês Sanitários de Defesa Popular, criados no início da pandemia.

O espaço, alugado recentemente, foi pintado e já conta com a impressão das mãos de seus alunos – crianças e adolescentes de 3 a 16 anos – em vermelho e amarelo. Na inauguração, compareceram cerca de 50 crianças, além de mães e outros familiares, onde no local foi distribuído álcool em gel frisando a organização popular como única maneira eficiente de combater a crise sanitária vigente e a precarização do ensino decorrente da imposição do modelo remoto nas escolas – colocado pelas mães presentes como um desastre para a alfabetização das crianças do entorno, ficando sob suas costas o peso não só do trabalho e das tarefas domésticas mas também do acompanhamento de seus filhos na EaD.

Durante a inauguração, na fala de abertura, um companheiro fez a apresentação da Escola Popular, mostrando tratar-se de uma escola que pertence ao povo, com o objetivo de não só estudar mas também lutar pela construção de um futuro digno.

Uma companheira do Movimento Feminino Popular (MFP) fez uma exposição contando quem foi Remís Carla, chamando as mulheres, jovens e crianças ali presentes a seguirem sua luta; então todos, em uníssono, ao ouvirem “Companheira Remís Carla” responderam “Presente na Luta!”.

Ao raiar da noite, em pleno perigeu lunar, as atividades finalizaram-se com apresentações culturais na qual foram entoadas canções da luta popular onde os presentes foram convocados a participarem dos cânticos do povo resultando num massivo ressôo multitudinário de crianças, jovens e adultos. No término da vitoriosa inauguração, foi distribuído um lanche coletivo para os presentes.

No dia 09 de novembro, quase 4 anos após o crime que tirou a vida de Remís Carla, ocorreu o julgamento do assassino Paulo César que foi a júri popular em Recife. A inauguração da Escola Popular próximo a essa data adquiriu um significado especial e serviu como uma vitoriosa mobilização para a grande manifestação que ocorreu em frente ao Fórum Thomaz de Aquino – local do júri popular – exigindo a punição do assassino, e em memória da eterna pedagoga do povo, Remís Carla.

O Instagram da escola: @escolapopularprc

Pix para apoio: 05001599474

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s