VIVA O VITORIOSO XV ENCONTRO MINEIRO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!

Leia o Boletim da EMEPe com a matéria completo em PDF.

Nos dias 13 e 14 de novembro foi realizado no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, o XV Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia – EMEPe, de tema “Imediata Revogação da BNC: em Defesa da Autonomia Universitária e da Formação Unitária do Pedagogo!” reunindo estudantes, professores e trabalhadores para o debate da situação política do país e mundo e dos ataques ao ensino público brasileiro.

Grande vitória do movimento estudantil combativo e do povo em luta foi a realização do XV EMEPe! É tamanho entusiasmo, que os participantes saíram do Encontro fortalecidos e com a certeza de que o único caminho possível para uma sociedade mais justa é a luta independente e combativa das massas! Saíram de lá com o compromisso de nunca abandonar nosso povo, de estar sempre junto da população mais pobre e oprimida derrubando os muros da universidade e colocando-a a serviço dos interesses do povo! Saíram com a convicção de que neste momento, o que cabe é lançar-se em grandiosas greves de ocupação para defender nossas escolas e universidades públicas!

Em uníssono, os participantes declaram: “Desde já saudamos e agradecemos o Comitê Sanitário de Defesa Popular de Ouro Preto, Mariana e Região, cuja parceria na construção do encontro, o apoio logístico e principalmente e as contribuições dadas nos debates sobre a luta levada a cabo contra a privatização da água e pela defesa popular no geral contra as penúrias advindas com a pandemia deram outra qualidade ao evento. Viva os Comitês Sanitários de Defesa Popular!”

No primeiro dia, houve as mesas de situação política e sobre a BNC, contando com a participação de estudantes de BH e região metropolitana e de Ouro Preto, além de moradores de Antônio Pereira e outros bairros e distritos de Ouro Preto. Ambas as mesas aprofundaram nos problemas da situação política e da educação, da luta das massas no geral e dos estudantes em particular, para impor seu caminho frente ao caminho das classes dominantes. Após as mesas, marcharam em conjunto ao CSDP e massas de uma vigorosa manifestação “Fora Saneouro”, que sacudiu o distrito! O primeiro dia foi encerrado com uma cultural ao som das marchinhas da banda local do distrito!

No segundo dia, aconteceu o ENEPe Extraordinário online, tratando da reabertura imediata das universidades e escolas públicas. Após isso, foi realizada a Plenária Final, aprovando os novos delegados estaduais para a Executiva Nacional e nosso Plano de Lutas regional! Por fim, a programação termina com um turismo coletivo nas trilhas onde há 2 séculos ocorria a exploração do ouro da cidade, a luta histórica de nosso povo que persiste contra a exploração de nossas riquezas por países estrangeiros.

Abaixo segue as deliberações aprovadas de forma unânime:

 Lutar de forma intransigente contra os cortes de verbas na educação e na pesquisa científica nacional, lutar pela reabertura imediata das universidades e escolas com condições sanitárias: propagandear e preparar greves de ocupação!

 Lutar pela imediata revogação da BNC, promover nas universidades, cursos de pedagogia e licenciatura debates presenciais sobre esse ataque e em defesa da concepção unitária do pedagogo!

 Lutar contra o processo de mercantilização do ensino, impulsionado pela Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio, BNC – formação docente e Educação a Distância: criar uma frente de lutas no estado com organizações democráticas para derrotar a privatização do ensino público brasileiro!

 Se vincular e impulsionar as lutas dos Comitês Sanitários de Defesa Popular, mobilizando os estudantes para o papel de tropa de choque e colocando o conhecimento científico a serviço do povo!

 Promover debates nas escolas básicas junto a estudantes, professores, gestão e comunidade escolar sobre os processos de privatização do ensino público, da água, das riquezas de nosso país e serviços públicos de forma geral e a retirada de direitos! Transformar as escolas em espaços de formação política e caixas de ressonância da luta popular no Brasil e no mundo!

 Realizar um vigoroso 23 de novembro com meta de 1000 cartazes da ExNEPe colados nas principais vias e nos campus da UFMG e UFOP! Realizar no dia aula pública na UFMG e UFOP sobre a reabertura das universidades avançando na greve de ocupação como o caminho do movimento estudantil para defender a gratuidade, autonomia e democracia das universidades públicas!

 Criar, divulgar e trabalhar o boletim nº 001 da ExMEPe com balanço sobre o XV EMEPe, propagandear de forma ofensiva as lutas da ExMEPe para elevar organização dos estudantes de pedagogia!

 Impulsionar as lutas de demandas específicas de cada local em que temos atuação.

 Redigir e divulgar publicamente moções: i) de apoio a heroica resistência das áreas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira nos recentes acontecimentos de repressão do Estado a serviço do latifúndio ii) de apoio a luta contra a privatização da água na cidade de Ouro Preto; iii) de denúncia dos crimes das mineradoras, sua dominação e exploração semicolonial sobre nossas riquezas e povo brasileiro.

VIVA O VITORIOSO 15º ENCONTRO MINEIRO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA!

VIVA OS COMITÊS SANITÁRIOS DE DEFESA POPULAR!

ABAIXO O CORTE DE VERBAS NA EDUCAÇÃO E PESQUISA NACIONAL!

ABAIXO A BNC DE FORMAÇÃO DOCENTE! PELA FORMAÇÃO UNITÁRIA DO PEDAGOGO!

ABAIXO O SAQUEIO DAS NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS! FORA SANEOURO, A ÁGUA É DO POVO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s