[SP] Estudantes de Campinas fazem panfletagem pelo cancelamento do ENEM

Durante os dois dias de aplicação do ENEM, estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram uma atividade de panfletagem e agitação na qual foram distribuídos 620 panfletos de acordo com o chamado da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe).

Os estudantes que iriam realizar a prova concordaram com o conteúdo do panfleto e, a grande maioria, pontuou que não tiveram condições adequadas para se prepararem para o exame por conta da EaD e da aprovação automática. Como consequência, pode-se notar, e os estudantes confirmaram, uma grande diminuição do número de candidatos que compareceram no segundo dia de aplicação comparado ao primeiro.

Não é atoa que o ENEM 2021 registrou 29,9% de abstenções, índice menor que o do ano passado, porém apresentou o menor número de inscritos desde 2004, quando o Exame era apenas uma avaliação e não era utilizado para o ingresso no Ensino Superior. Os estudantes nem se deram o trabalho de se inscrever na prova neste ano pois já sabiam que não houve preparação necessária. Assim, qual a validade de um ENEM realizado nessas condições? O cancelamento deste ENEM e a realização dele em um momento em que os jovens, principalmente de escolas públicas, possam estudar e se preparar adequadamente é fundamental na defesa do direito de ensinar, estudar e aprender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s