Na manhã de domingo (28/11), atendendo ao chamado da Executiva Nacional, a Frente Estudantil Contra a EaD realizou uma panfletagem na entrada do ENEM.
Durante a panfletagem ficou notório o repúdio da população à EaD, forma aligeirada e precária de ensino imposta pelo MEC/BM. As pessoas denunciavam o quão tinha sido difícil se preparar para o exame por conta da EaD e concordaram com a posição da ExNEPe de exigir o cancelamento da prova até que haja reposição plena dos conteúdos perdidos.
Em conversa com o coordenador logístico do local de provas, os estudantes evidenciaram que houve um grande boicote à essa edição do exame. Segundo o trabalhador, dos 700 estudantes que fariam a prova no local apenas 300 compareceram.
Esses fatos são a comprovação de justeza das denúncias que a ExNEPe e a Frente tem feito, de que a EaD serviu para aumentar a disparidade entre os alunos do ensino público e alunos do ensino privado. Além de que a realização do ENEM nessas condições serve principalmente para os tubarões da educação encherem seus bolsos com o dinheiro dos programas de financiamento estudantil, enquanto a Universidade Pública passa pelos maiores cortes da história e a pesquisa nacional se vê em frangalhos.



