Escola Popular no Recife realiza vitoriosa Assembleia Popular!  

No dia 23 de dezembro foi realizada a Assembleia Popular de comemoração do final de ano da Escola Popular Pedagoga Remís Carla, localizada no bairro da Imbiribeira, em Recife. A vitoriosa atividade teve como objetivo cravar o trabalho da Escola Popular na comunidade, findando na prática que a única forma de responder aos ataques à educação e ao povo trabalhador é com luta e organização popular. Na ocasião estiveram presentes mais de 50 crianças, juntamente com pais e mães e professores.

Os trabalhos começaram logo cedo, na qual estudantes e professores trataram de iniciar o dia com a limpeza e ornamentação do espaço com a pintura da fachada da Escola Popular Pedagoga Remís Carla num brilhante vermelho e amarelo, seguindo com a confecção de materiais que anunciavam a atividade do dia, como bandeiras de luta e também uma grande faixa firmando os princípios da Escola Popular: lutar, estudar e trabalhar. Em seguida, com o início da Assembleia Popular, foi a vez das crianças falarem sobre o que mais gostaram na Escola, e assim, os alunos puderam expor seus anseios com as tarefas do ano de 2022 ao lado dos companheiros professores.

A atividade prosseguiu com uma fala de homenagem ao José Fonseca (Pelé), da Liga dos Camponeses Pobres – LCP, um valoroso companheiro que tomou partido pelas lutas do povo e que foi vítima de negligência hospitalar, em que foi afirmado o exemplar caminho que o companheiro trilhou. Desta forma, foram entoadas canções de luta, preenchendo a curiosidade de todos que estavam imaginando o tamanho do significado do ato.

Terminada a homenagem, a assembleia deu sua continuidade com outras canções lúdicas, chegando a fazer também distribuição de doces e gincanas infantis que tomou o vigor das crianças durante o dia. No decorrer do ato foi sorteado uma peça de chester e picanha, resultante de uma rifa trabalhada com muito empenho pelo povo da comunidade em conjunto com as crianças, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os professores da Escola Popular, onde o clima de sol refletiu a calorosa animação dos participantes.

Com a Assembleia Popular desdobrando para o seu término, a cultural seguiu com uma esquete vigorosa sobre a vida de Remís Carla – a militante revolucionária que dá nome à Escola Popular -, peça em que as próprias crianças contracenaram! A esquete, cujo título é A mulher que deu a vida pelo seu povo, sustentou as bandeiras de luta que a companheira Remís segurou com valentia, atestando que o legado que a companheira deixou foi pelo fato de ter tomado a posição pela luta dos camponeses pobres, denunciando de punho erguido toda farsa que a apodrecida cultura burguesa oferece, ombro a ombro, junto a juventude de sua geração. Na peça, todas as crianças, meninos e meninas, representaram a vida e a luta de Remís Carla de forma contundente, na qual uma maquete do sol em sua alvorada fulgente simbolizou o otimismo da atual geração que perpassa o mesmo caminho que Remís pavimentou, finalizando, então, com uma saudação multitudinária: Remís Carla! Presente na luta!

A mulher que deu a vida pelo seu povo

Era uma vez uma mulher que viu o sol nascente raiar
Uma mulher como qualquer outra – que dentro tinha algo de novo
Uma lutadora como qualquer outra – preenchida de ideologia
Era uma vez uma mulher que deu a vida pelo seu povo
Seu nome é de valentia, de luta, de marra – seu nome é Remís Carla!

Mas Remís Carla não é só uma
Ela é duas… Ela é três… Ela está em todo mundo
Remís é o que é por não ser apenas indivíduo
E sim fruto da luta dos explorados e oprimidos.

  Mas quem é essa mulher? O que ela fez?

Remís foi uma estudante decidida
Que empunhou as bandeiras de luta do camponês
Mostrou que essa democracia é uma mentira
Que dentro desse Estado o povo não tem vez
Uma vez ela me falou que nem tudo está perdido
Apontando para o caminho da organização popular
Deixando claro que um povo decidido
Está na luta construindo uma nova democracia.

Mas e Remís?

Remís também é isso que a gente disse
E ela foi vítima do que esse sistema oferece
A verdade tem que ser dita: Remís prossegue viva!
Na luta da juventude, no campo e na cidade
Em todo lugar ouvimos seu nome ressoar
Remís Carla! Presente na luta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s