[MS] Após Grande Mobilização Volta às Aulas Presenciais é Conquistada na UFGD

Após grande mobilização dos estudantes, foi conquistada a volta às aulas integralmente presencias na UFGD, derrotando as propostas de continuação da EaD e ensino híbrido.

Por conta da pressão de alguns professores e parte da burocracia universitária, uma reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Cultura (CEPEC) foi chamado para o dia 24 de forma extraordinária para reavaliar a volta às aulas presenciais já definidas para dia 01 de Fevereiro.

A partir disso a Executiva Sul-Mato-Grossense de Estudantes de Pedagogia convocou um ato em defesa da manutenção das aulas presenciais. De forma combativa, os estudantes demonstraram sua indignação com o adiamento defendendo que havia condições para a volta presencial, reforçando que os dados científicos apontavam para isso e que era uma grande necessidade dos estudantes.

Muitos estudantes já haviam vindo de longe para iniciar as aulas na próxima semana, alugando casas e se planejando para a volta presencial e seriam muito prejudicados pelo adiamento e a manutenção da EaD ou ensino híbrido. Das várias falas que foram feitas, se destacava a defesa do direito de estudar e aprender e o rechaço a EaD, a qual os acadêmicos não aguentam mais e entendem que não aprendem nada. Os estudantes denunciaram também que tudo estava aberto, bares, shows, empresas, etc, menos a universidade. O que era algo ilógico, e que a universidade tinha que servir ao povo e não poderia continuar trancada.

Nos dias anteriores, também foi realizado um questionário entre os estudantes que contou com massiva participação destes. Nele a ampla maioria dos estudantes votou contra o adiamento e pela volta às aulas integralmente presencial para o dia 01 de Fevereiro. Além disso, constatou-se que 99% dos estudantes estavam vacinados com no mínimo duas doses.

Foi apresentado então para a reitoria uma nota assinada pela executiva e CAs de pedagogia em defesa da volta às aulas presenciais, expondo o ponto de vista dos estudantes e como a EaD tem sido terrível para sua formação e permanência na universidade. A carta foi lida pela reitoria e repassada aos demais conselheiros e, junto a manifestação, serviu para demonstrar o verdadeiro interesse dos estudantes, combater as posições que queriam postergar a volta presencial e manter a EaD. Tais posições anticientíficas persistiram mesmo após uma apresentação embasada em evidências científicas (contando com ajuda de um técnico da Fiocruz) que apontavam a possibilidade da volta. Porém, ao final, devido a grande mobilização dos estudantes, foi conquistada importante vitória decidindo pela volta integralmente presencial derrotando a proposta de voltar o semestre em EaD ou com o ensino híbrido!

A burocracia universitária passa por cima do interesse dos estudantes e adia a volta presencial, mas estudantes não aceitam ser enganados

Contudo, parte da burocracia universitária contrária ao retorno conseguiu aprovar em uma reunião dois dias depois o adiamento por 15 dias da data prevista para a volta, definida para o dia 01 de Fevereiro.

Os estudantes indignados por tamanho desrespeito, e também pelas decisões estarem sendo feitas à revelia de seus interesses, se juntaram a mobilização encabeçada pela ExNEPe e convocaram novamente um ato para cobrar uma garantia concreta de que após os 15 dias, as aulas presenciais não seriam adiadas novamente. Persistindo na luta combativa, a mobilização dos estudantes conquistou mais uma vitória, conseguindo pressionar a reitoria e retirar uma garantia de que as aulas não serão adiadas novamente e se comprometendo a garantir a volta 100% presencial para a data prevista. Além disso, cobrando maior participação dos estudantes no planejamento da volta que até agora tem sido ignorados, conseguiu-se uma reunião com a reitoria para a semana que vem que irá discutir as demandas dos alunos nesse processo de retorno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s