[GO] Semana de luta em defesa do retorno presencial e pelo pagamento das bolsas na UFG

Entre os dias 24 e 28 de janeiro, o Centro Acadêmico de Enfermagem da UFG esteve à frente da posição pelo retorno imediato das atividades presenciais na UFG. Tivemos uma semana de muitas lutas após a divulgação das portarias adiando o retorno das atividades presenciais na mesma.

Em primeiro lugar, denunciamos que essa tomada de decisão foi autoritária e sem nenhum respeito à suposta democracia universitária, uma vez que, as/os discentes não foram consultados em seus institutos e faculdades a respeito do assunto. Tomaram a decisão de adiamento de retomada presencial para março de 2022, repetindo mais uma vez o que é de praxe da reitoria de não discutir com os estudantes as tomadas de decisões na universidade. Relembramos a todas/os o episódio da aprovação do Ensino Remoto Emergencial, em 2020.

Em segundo lugar, denunciamos a posição conciliadora e oportunista da gestão atual do DCE, a mesma foi acusada de participar das reuniões com a reitoria da UFG votando contrários ao retorno presencial, mesmo após a consulta estudantil realizada pela entidade, demonstrar que a posição majoritária deseja o retorno presencial. Importante ressaltar, que essa afirmação foi feita pela ex vice reitora da UFG durante o ato presencial em defesa do retorno.

Neste mesmo ato, denunciamos que a universidade fechada apenas contribui para o aprofundamento do plano de sucateamento das universidades públicas, e cortes de verbas da mesma, afinal, se as universidades estão paradas e sem funcionamento, por que precisam de verbas? Estamos vendo a universidade desmoronar diante de nossos olhos, e apenas, com o retorno presencial, e especialmente, com a mobilização estudantil é que barraremos os ataques do governo militar genocida de Bolsonaro.

Destacamos que mais de 80% da população goiana está vacinada contra a COVID-19, prevenindo formas graves de manifestação da mesma. Com luta exigiremos o cumprimento dos protocolos sanitários dentro da universidade. Frisamos: COM LUTA! Não com as portas fechadas da universidade esperando o momento em que não surgirá mais nenhuma variante do vírus. E isso não é ser negacionista, ao contrário, é defender a verdade científica, é defender que a vacinação, o uso de máscaras, de álcool gel e o distanciamento social são medidas eficazes no enfrentamento da COVID-19.

Com esse entendimento é que exigimos que a universidade reabra! Não aceitamos que a cada dia a EaD avance dentro de nossa universidade, não aceitamos continuar nessa máquina de moer estudantes e professores chamada Ensino Remoto Emergencial, não aceitaremos que uma enorme parcela de estudantes após cursarem mais da metade de seus cursos continuem sem pisar no campus universitário. BASTA! Nos colocamos firmes e elevamos alto a bandeira em defesa da universidade e do nosso direito de estudar e aprender. Convocamos a todos estudantes a somarem nesta luta: defender com unhas e dentes nossa formação de qualidade, científica e a serviço do povo.

PELA REABERTURA IMEDIATA DAS UNIVERSIDADES E RETORNO DAS AULAS PRESENCIAS JÁ!

ABAIXO OS CORTES DE VERBAS NO ENSINO PÚBLICO!

PELO DIREITO DE ENSINAR, ESTUDAR E APRENDER!

RESISTIR É PRECISO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s