Estudantes do Curso de Pedagogia da USP-RP organizam retorno presencial e afirmam: abrir a universidade é necessário e preciso!

No dia 17 de fevereiro, uma quinta-feira, estudantes do curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), apresentaram uma proposta para organizar as aulas de forma presencial no curso de pedagogia em março. Já estão autorizadas as atividades presenciais na USP desde o segundo semestre de 2021 e desde então os estudantes do curso de pedagogia estão se organizando para o retorno com segurança, defendendo ser sim possível retorno presencial sem contaminação. Os estudantes afirmam: “Se a USP não organizar a volta, nós organizamos! O que não pode é não voltar para o presencial. A gente ficar afastado da faculdade é prejudicial para nós mesmos e não para a reitoria.”

Desde a possibilidade das atividades presenciais os professores, funcionários e estudantes da USP não se sentiam seguros para voltar visto que a universidade negligenciava seus pedidos de proteção. Entretanto, não voltar com as atividades presenciais representa grandes problemas econômicos, sociais, de saúde mental e física e educacionais. Como dito pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – em relatório do GT-Retorno às Atividades Escolares Presenciais:

“É sabido que a aprendizagem remota destacou as desigualdades na educação, foi prejudicial para o desempenho educacional de alunos de todas as idades, gerou muitas vezes perda de motivação e exacerbou a crise de saúde mental entre crianças e adolescentes. Ao ensino remoto somou-se o confinamento e isolamento social, o que ampliou o desafio de manter as crianças, jovens e adultos nas escolas.” (FIOCRUZ, 2021)

Então, os estudantes se organizaram e montaram uma comissão para apresentar uma proposta sobre o retorno presencial para a coordenadora do curso, uma proposta científica baseada em pesquisas. Hoje, contam com a compreensão de que não voltar é prejudicial, considerando que a vacinação com até 3° dose beira a 100% de proteção e que os protocolos de cuidados a contaminação reduz o risco para 0%.

Os estudantes fizeram uma lista dos protocolos e uma ouvidoria aos alunos do curso de pedagogia e apresentaram à comissão coordenadora do curso e propuseram uma comissão com os professores, funcionários e estudantes que organizassem o retorno presencial. Na ouvidoria que teve 103 respostas contando apenas o 2°, 3° e 4° anos da pedagogia, sem o 1° ano pois ainda não entraram no curso. Dos 103 que responderam, a maioria se sentem seguros com a volta presencial. Mais precisamente 73,8% – 76 pessoas – responderam que sim, 5,8% – 6 pessoas – responderam que não e 20,4% – 21 pessoas – responderam que ainda tem dúvidas.

Se a universidade não der as condições sanitárias, os estudantes serão obrigados a brigar por elas, mas essa será uma briga presencial, ocupando a universidade e não se afastando dela e entregando-a de mão beijada aos privatistas. As Universidades são do povo e o povo deve ocupá-las. Só a luta combativa e presencial pode dar respostas. Nada nunca foi dado aos estudantes e trabalhadores e sim conquistados com luta. É preciso denunciar que a universidade fechada apenas contribui para o aprofundamento do plano de sucateamento das universidades públicas e aos cortes de verbas da mesma, afinal, se as universidades estão paradas e sem funcionamento, por que precisam de verbas? A universidade está desmoronando diante dos olhos e apenas com o retorno presencial e, especialmente, com a mobilização estudantil é que será possível barrar os ataques do governo militar genocida de Bolsonaro.

PELA REABERTURA IMEDIATA DAS UNIVERSIDADES E RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS JÁ!
ABAIXO OS CORTES DE VERBAS NO ENSINO PÚBLICO!
PELO DIREITO DE ENSINAR, ESTUDAR E APRENDER!

REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA SAÚDE; FIOCRUZ. Recomendações para o planejamento de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. Fundação Oswaldo Cruz: Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/recomendacoes_2021-08.pdf. Acesso em: 28/01/2022 às 12h51.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s