[PR] Vitoriosa manifestação realizada pelos estudantes da UFFS – Laranjeiras do Sul em defesa ao retorno das aulas presenciais

No dia 23/02, estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Laranjeiras do Sul) se reuniram na universidade em frente ao prédio Bloco A, para debater sobre o retorno presencial e sua necessidade imediata. No dia anterior, a direção do campus se reuniu com comissões de segurança e definiram o retorno presencial para o dia 07/03, contudo, os estudantes durante a manifestação, colocaram que era de extrema importância se manter mobilizados e ativos para garantir que de fato as aulas retornem no dia 07 e não sejam adiadas mais uma vez, fato que já aconteceu (inicialmente as aulas estavam marcadas para retorno no dia 01 de fevereiro).

Estiveram presentes 15 estudantes independentes dos cursos de pedagogia e agronomia. A nota do Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi foi lida, a qual trata sobre a necessidade do retorno imediato das aulas e o constante ataque aos cursos de licenciatura, onde a EAD vem sendo uma forma de sucatear a educação. A Educação à Distância é um projeto do MEC que vem tentando ser implementado faz anos, e que encontrou na pandemia o momento perfeito para se estabelecer; portanto, a única forma de garantir e exigir um ensino de qualidade é com mobilização combativa e presencial dos estudantes que lutam pelo seu direito de estudar e aprender. Além disso, outra reivindicação dos estudantes que foi debatida é o auxílio alimentação, que tem se mostrado ineficiente, de forma que mostra que a única forma de garantir a alimentação dos mesmos é com a reabertura imediata do Restaurante Universitário, que por enquanto não tem previsão de retorno, mesmo com a volta presencial das aulas marcado para o dia 07/03.

Os estudantes se comprometeram a se manterem mobilizados, para lutar e garantir todos os seus direitos que estão sendo negados pela diretoria do campus. Por fim, concluíram o ato chamando diversas palavras de ordem como “O EaD é uma tortura! Exigimos a Reabertura!” e “Avante, avante juventude, a luta é o que muda, o resto só ilude!”

Viva a luta combatida dos estudantes da UFFS – Laranjeiras do Sul!

Retorno presencial das aulas já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s