Prefeitura de Curitiba anuncia aumento da tarifa do ônibus

Nota da Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia

No dia 28/02, em meio a um dos maiores feriados nacionais, a prefeitura de Curitiba anunciou o aumento da tarifa de ônibus de 4,50 para 5,50! As justificativas são que o custo do transporte aumentou durante a pandemia e o número de usuários diminuiu.

É um completo absurdo ter a tarifa do transporte público aumentada enquanto as frotas de ônibus diminuem. Desde o início da pandemia muitos ônibus modificaram seu horário, passando com menor frequência nos pontos e terminais, e alguns até saíram de linha. Mesmo com a volta dos serviços e comércios a frota de ônibus segue reduzida e a quantidade de gente nos transportes só aumenta. Durante os meses mais críticos da pandemia a frota deveria ter permanecido igual para que os trabalhadores tivessem o mínimo dos cuidados sanitários no transporte público.

Esse aumento é inaceitável! Estamos passando por uma das maiores crises da história do país, nosso povo não teve aumento salarial algum, o preço dos alimentos aumenta cada dia mais, assim como o desemprego. O povo não precisa de mais uma conta abusiva a ser paga, e sim do direito ao transporte público!

A prefeitura de Curitiba ainda paga parte do valor das tarifas para as empresas privadas do transporte coletivo. Em abril de 2021 R$ 288,5 milhões foram encaminhados às empresas do transporte coletivo devido ao baixo número de usuários causado pela pandemia.

A ALEP (Associação Legislativa do Estado do Paraná) divulgou, no dia 22, um repasse de R$ 20 milhões para auxiliar o governo do estado a pagar a tarifa do transporte coletivo e evitar o aumento da tarifa aos usuários. O que, pelo visto, não serviu de nada.

Enquanto a prefeitura e o estado priorizam os lucros de empresas privadas e não a melhoria do transporte público (aumento da frota, manutenção dos onibus, melhores salários para os trabalhadores), os trabalhadores e estudantes que dependem do transporte público terão que arcar com mais esse gasto revoltante.

O transporte público é nosso direito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s