[RO] Manifestação reivindica retorno das aulas presenciais na UNIR

No dia 23 de fevereiro de 2022 (quarta-feira) uma manifestação, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes, executiva rondoniense dos estudantes de pedagogia e os centros acadêmicos do núcleo de saúde da UNIR, aconteceu nas escadarias da UNIR-centro. Cerca de 50 estudantes atenderam ao chamado e levaram faixas em que se podia ler “Não se forma profissionais da saúde por EaD” e “Libera nossas práticas!” além de dezenas de cartazes. As reivindicações principais eram três: 1 – Retorno das aulas 100% presenciais no calendário acadêmico 2021.2 (abril de 2022); 2 – A adoção pela UNIR do passaporte de vacinação obrigatório como medida de proteção coletiva e 3 – Liberação das aulas práticas dos cursos da saúde.

Inicialmente, os representantes estudantis fizeram as falas de abertura da manifestação, o DCE explicou as reivindicações e denunciou a evasão crescente e ininterrupta principalmente dos estudantes mais pobres da UNIR. (Segundo dados apresentados pelo vice-reitor, professor Juliano Cedaro, em sessão ordinária do conselho superior acadêmico (CONSEA), pouco mais de 2.400 estudantes evadiram nestes dois últimos anos da Universidade federal de Rondônia, que possuía antes da pandemia mais de 10.000 estudantes).

Os representantes da saúde denunciaram que várias turmas dos cursos de medicina e enfermagem estão impedidas de colar grau por não terem as disciplinas práticas, além do próprio atraso dos semestres visto em todos os cursos. Explicaram que a calculadora de casos, que define as fases em que a Universidade está, não leva em consideração que os estudantes da saúde estão todos vacinados e que possuem EPIs suficientes para realização das disciplinas práticas de forma segura. Além disso explicaram que as disciplinas foram autorizadas na rede pública de saúde, mas não na Universidade, o que se enquadraria como uma contradição já que as práticas em hospitais oferecem muito mais riscos de contaminação do que as práticas nos espaços da Universidade.

Após as falas e palavras de ordem os estudantes tentaram entrar no auditório da UNIR centro, espaço que havia sido solicitado dias antes sem ter obtido resposta, para que o DCE pudesse transmitir a sessão ordinária do CONSEA, entretanto foram barrados com a justificativa de que a UNIR estaria na fase 1 e que não poderia promover aglomerações. Então os estudantes tiveram que se aglomerar pelo chão de toda a frente da UNIR centro para acompanhar por um notebook a sessão que trataria do retorno presencial. Ao início da sessão de informes, o representante discente no CONSEA que estava na manifestação esclareceu a todos os conselheiros sobre os motivos da mobilização e pediu fala aos representantes de curso que estavam presentes, pedido que foi atendido pelo pleno do CONSEA.

Após as falas dos estudantes e dos próprios conselheiros, ficou aprovada a possibilidade do retorno presencial no próximo semestre letivo, isto porque a resolução que trata do retorno presencial possui uma emenda que diz que tal retorno é liberado seguindo a calculadora de fases da pandemia na UNIR. Se a calculadora estiver na fase 1, o retorno presencial não é suportado. Além disso, a discussão sobre o passaporte de vacinação será levada ao conselho superior da UNIR (CONSUN) que é onde se discutirá e aprovará ou não a medida defendida pelos estudantes.

Ao final da sessão matutina, os estudantes fizeram um balanço do dia e do que foi discutido no CONSEA e prometeram se mobilizar novamente para exigir que a Universidade se adeque o quanto antes para receber os estudantes em Abril, seja com a adoção das medidas sanitárias necessárias, seja com o passaporte de vacinação e mesmo com as políticas de assistência estudantil, como o restaurante universitário, imprescindível principalmente aos cursos integrais e aos estudantes mais pobres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s